No ar:
Baita Chão - Marco Antônio Nunes e Marcelo Peronio    15h00min às 16h00min

Ouvir!     

» Geral » Obras


29/07/2020 | 16h26min

Santiago será contemplado com a construção de 10 açudes

Na semana passada foram definidas as regras para elaboração dos projetos e construção

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Santiago foi contemplado com a construção de dez açudes para expandir a prática de irrigação. Na semana passada foram definidas as regras para elaboração dos projetos e construção. Eles vem do Programa Estadual de Apoio a Ampliação da Infraestrutura  Rural, incorporado ao gabinete de crise do RS, em decorrência da estiagem registrada no primeiro semestre.

 

De acordo com o chefe do escritório municipal da Emater-Santiago,  Dairton Lewandowisk os açudes devem reduzir os impactos das estiagens, qualificar a infraestrutura no campo e apoiar as estruturas de água para diversos usos aos agricultores e pecuaristas.

 

O governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Agricultura está oferecendo a prestação de serviços mecanizados para estas obras, acesso ao projeto, licenciamento ambiental e outorga.

 

A ideia dos dez açudes a serem construídos em Santiago é de que tenham um grande volume de água, justamente para suprir futuras deficiências hídricas. Foi priorizado, através do Conselho de Desenvolvimento Rural alguns critérios: para produtores com  Declaração de Aptidão ao Pronaf com até 70 hectares; nunca ter sido contemplado com programas do tipo – mais água mais renda, irrigando a agricultura familiares, entre outros, e ser proprietário do imóvel rural. 

 

Dairton lembra ainda que o local onde será construído o açude precisa estar livre de empecilhos  ambientais já que os projetos devem ser encaminhados ao governo do estado até o dia 08 de setembro, por isso as áreas não podem depender de licenciamento ambiental. Até este prazo a Emater terá que fazer as inscrições, a triagem, aprovação do projeto pelo Conselho de Desenvolvimento Rural, levantamento topográfico e demais documentação exigida para o cumprimento dos projetos.

 

O produtor interessado têm até o dia 14 de agosto para  se inscrever junto ao escritório da Emater. A partir daí serão feitas as vistorias á campo. Todo o processo deve ser encaminhado ao Conselho de Desenvolvimento Rural até o dia 21 de agosto para análise e escolha dos dez produtores e mais cinco suplentes a serem contemplados com a construção dos açudes.

 


Veja também:


03/08/2020 | 11h05min

» Oportunidade: Atendente de loja e marceneiro estão entre as vagas do Sine

03/08/2020 | 10h09min

» Educação: Uri Santiago: cursos de Psicologia terão aula inaugural

03/08/2020 | 10h01min

» Economia: Energia elétrica pode voltar a ser cortada a partir desta segunda-feira


Comentários:


Voltar ao topo