No ar:
Clube do Ouvinte - Jorge Augusto Gonçalves    20h10min às 22h00min

Ouvir!     

» Geral » Religião


02/03/2024 | 16h18min

Santiago recebe a visita das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus

A peregrinação se dá por conta do aniversário de 150 anos de nascimento da santa

Foto: Divulgação/Paroquia Nossa Senhora da ConceiçãoFoto: Divulgação/Paroquia Nossa Senhora da Conceição

Na manhã deste sábado (2) Santiago recebeu, através da paroquia Nossa Senhora da Conceição, a peregrinação das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. A acolhida das relíquias foi às 9h30, no pórtico de entrada da cidade seguindo em carreata pelas principais ruas. Ás 10h, foi a chegada em frente a Matriz. Das 11h às 12h foi feita a visitação das relíquias na matriz.  E 12h missa na Igreja Matriz ministrada pelo provincial dos Carmelitas, Frei Everton.

 

A peregrinação das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus se dá por conta do aniversário de 150 anos de nascimento da santa, que foi celebrado em 2023. 

As relíquias são um fêmur e ossos do pé da santa da pequena via. As relíquias expressam a dimensão missionária da santa que “tinha o desejo de percorrer a terra e anunciar Jesus Cristo”. O relicário que leva o fêmur e os ossos do pé de santa Teresinha foi uma doação de brasileiros ao Carmelo de Lisieux. 

 

Santa Teresinha de Lisieux

 

Marie-Françoise-Thérèse Martin conhecida como santa Teresa de Lisieux ou Teresinha do Menino Jesus é uma das santas mais populares do Brasil. Ela nasceu no dia 2 de janeiro de 1873, em Alençon, na França e foi a filha mais nova dos santos Luís e Zélia Martin que também eram muito tementes a Deus. Eles tiveram oito filhos antes de Teresa: Quatro morreram ainda pequenos e as outras quatro: Maria, Paulina, Leônia e Celina também foram freiras como a santa.

 

Aos 15 anos, Teresinha entrou no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux com a autorização do papa Leão XIII. Sua grande experiência com Deus desde pequena, relatado em seus diários, intitulado: “História de uma alma” trouxe ensinamentos sobre a “infância espiritual” ou “pequena via” que se baseavam na confiança amorosa em Deus que é Pai. Teresinha acreditava que seu caminho em direção a Deus era ser como criança, e assim O buscava nesta via de abaixamento que transbordava na vida fraterna e no amar sem medidas.

 

 Santa Teresinha morreu aos 24 anos em 30 de setembro de 1897. Foi beatificada em 1923 e canonizada em 17 de maio de 1925 pelo papa Pio XI que falando sobre a nova santa disse: “esta menina tão sincera, que floresceu no jardim fechado do Carmelo, tendo acrescentado ao seu nome o do Menino Jesus, exprimiu vivamente em si a sua imagem; portanto, é preciso dizer que quem venera Teresa venera e louva o exemplo divino, que ela copiou em si”.

 

A peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha começou em 1997, ano do centenário da morte da santa, e já percorreu cerca de 70 países.


Veja também:


22/05/2024 | 10h29min

» : Números mais recentes das enchentes no RS desta quarta-feira

22/05/2024 | 09h53min

» : Cerca de 2 mil pessoas em 13 municípios recebem valores do pix nesta semana

22/05/2024 | 06h55min

» : Governo discute moradias para os afetados pelas chuvas com setor da construção civil


Comentários:


Voltar ao topo