Formada a 1ª turma de Patrulheiro Ambiental Mirim. É integrada por 22 alunos do 4º ano da escola municipal Sebastião Colpo. De acordo com o comandante do Pelotão Ambiental de Santiago, tenente Monteiro, o projeto vem desde 2004, através do Comando Ambiental, sendo um dos pilares da gestão ambiental no RS. Tem como objetivo formar agentes multiplicadores dos conhecimentos entre a família, amigos e comunidade.
Todo o conhecimento passado é baseado em 10 lições durante uma hora, uma vez por semana: Ecossistema de biodiversidade; tipos de solo; água e o ar; florestas; fauna; poluição; lixo; sustentabilidade; regra dos três érres (reduzir, reutilizar e reciclar) e consciência ambiental.
O comandante do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, que esteve presente no evento, major Robinson Marcos Garcia disse que Santiago está entre as cidades que foram eleitas para o projeto de educação ambiental. Segundo ele neste ano cerca de 700 crianças em todo o RS estão envolvidas no projeto Patrulheiro Ambiental Mirim, que deverá ser ampliado em 2024 para mais escolas./ A cerimônia e formatura foi ontem(26) no auditório Caio Fernando Abreu, com a presença de autoridades, pais, professores e convidados.