No ar:
A Voz do Brasil - EBC Serviços    19h00min às 20h00min

Ouvir!     

» Geral » Cidade


04/01/2021 | 07h07min

Santiago completa 137 anos nesta segunda-feira

Município de 50 mil habitantes é consideradO um dos melhores lugares para viver

Fotos: Ieda BeltrãoFotos: Ieda Beltrão

A Terra dos Poetas completa 137 anos nesta segunda-feira, 4 de janeiro. Nesse ano as comemorações serão bem restritas para não haver aglomerações, como a tradicional festa de aniversário que incluía bolo gigante para a comunidade e shows, assim como o sorteio de uma carro zero, que já aconteceu antes do Natal.

 

Santiago, em sua marcha evolutiva, foi “Povinho” até 26 de dezembro de 1866, quando passou a ser designada “Freguesia de São Thiago do Boqueirão”. “Vila” a 4 de janeiro de 1884, (data em que está comemorando atualmente seu aniversário), e, finalmente elevada à categoria de cidade em 31 de março de 1938.

 

O município faz parte do território missioneiro, tendo sido chão de Portugal e de Espanha, ao sabor dos tratados diplomáticos e das lutas que envolveram os dois países. 

 

Com a fundação das reduções, os jesuítas, juntamente com o cultivo do trigo, do algodão e das demais plantações de subsistência,introduziram a pecuária no solo gaúcho,estabelecendo grandes estâncias de criação de gado.

 

Para que pudessem ser administradas, essas estâncias eram subdivididas em postos, atendidas por cerca de dez famílias, competindo aos posteiros, além dos cuidados com a agricultura, parar rodeio para costear o gado alçado, acostumando-o à presença do homem e facilitando o seu manejo.

 

Junto a esses postos havia sempre uma capela à devoção dos moradores. As referências coreográficas que aparecem no abundante documentário sobre os Sete Povos e as Reduções, de vida efêmera que os antecederam, constituem assim,importantes subsídios ao estudo da formação histórica do Rio Grande.

 

VEJA MAIS IMAGENS AQUI 

 


Veja também:


25/01/2021 | 17h39min

» Serviço: Secretaria municipal de Desenvolvimento Social alerta para o Cadastro Único

25/01/2021 | 17h12min

» Educação: Sicredi começa preparar instalação da primeira Cooperativa Escolar de Santiago

25/01/2021 | 16h29min

» Educação: Representantes do projeto vencedor do Empreenda URI recebem o prêmio


Comentários:


Voltar ao topo