No ar:
Clube do Ouvinte - Jorge Augusto Gonçalves    20h10min às 22h00min

Ouvir!     

» Geral » Alerta


17/12/2020 | 17h34min

RGE alerta para atenção com os enfeites natalinos luminosos

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

Para garantir que as festividades de fim de ano ocorram com segurança, economia e alegria, a RGE dá dicas para utilização dos enfeites natalinos. Por ficarem guardados a maior parte do ano, é comum que os cabos dos enfeites natalinos luminosos fiquem ressecados.

 

Além do risco de acidentes ao utilizar materiais comprometidos, a conta de luz também pode ficar mais alta, já que o mau funcionamento desses acessórios demanda maior consumo de energia. Por isso, antes de iniciar a decoração das fachadas e instalação dos enfeites nas árvores de Natal, é importante verificar as condições dos fios dos piscas-piscas.

 

Outra precaução de segurança é checar o estado das instalações elétricas do imóvel antes de ligar qualquer enfeite natalino à tomada. É recomendado verificar a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites. Assim, o consumidor deve ficar atento às informações sobre potência, tensão de alimentação e instruções de uso que consta na embalagem do pisca-pisca.

 

 Não é recomendada a colocação dos enfeites luminosos próximos a piscinas ou em locais molhados. Em áreas sujeitas a chuvas, o consumidor deve buscar por modelos de piscas-piscas resistentes à água. A pessoa também deve evitar instalar a decoração natalina com mãos e pés molhados dado o risco de choque.

 

Dentro de casa o alerta é para que as crianças tenham acesso vigiado à árvore de Natal, pois elas podem sofrer choque elétrico ou provocar acidentes ao mexer nos enfeites.

 

Antes de sair de casa, deve-se desligar os enfeites luminosos e verificar se se a árvore de Natal é resistente ao fogo. Se possível, opte pelos modelos que não são inflamáveis. Deve-se também evitar o contato dos piscas-piscas com objetos e enfeites que podem pegar fogo. Os LEDs são mais seguros, pois trabalham a baixas temperaturas.


Veja também:


25/01/2021 | 17h39min

» Serviço: Secretaria municipal de Desenvolvimento Social alerta para o Cadastro Único

25/01/2021 | 17h12min

» Educação: Sicredi começa preparar instalação da primeira Cooperativa Escolar de Santiago

25/01/2021 | 16h29min

» Educação: Representantes do projeto vencedor do Empreenda URI recebem o prêmio


Comentários:


Voltar ao topo