No ar:
Oração da Ave Maria - Paróquia Nossa Senhora da Conceição    17h55min às 18h00min Buenas Tarde meu Santiago (1º parte) - Marco Antônio Nunes    17h00min às 18h00min

Ouvir!     

» Geral » Pandemia


23/09/2020 | 15h29min

Recursos federais chegam aos municípios para ações de combate ao coronavírus

Santiago já recebeu mais de R$ 1 milhão, que ainda não foram investidos em sua totalidade

Imagem: DivulgaçãoImagem: Divulgação

A pandemia nos municípios brasileiros é custeada, na sua grande maioria, por repasses do Ministério da Saúde especialmente para custeios das ações de enfrentamento. Os recursos são previstos em portarias.

 

Em Santiago segundo o titular da Secretaria Municipal da Saúde, Eldrio Machado as demandas se voltam ao atendimento na triagem, ampliação dos protocolos de prevenção a Covid-19, compra de medicamentos para tratamento precoce das pessoas positivadas e ampliação de atendimento, de acordo com os valores repassados. O município já recebeu aproximadamente R$ 1 milhão 450 mil os quais ainda não foram investidos em sua totalidade.

 

Eldrio observa que existe Portaria do Ministério da Saúde que determina o planejamento e investimento nas questões sanitárias e de cuidados com os escolares, quando do retorno presencial das aulas, mais uma preocupação do gestor público./ Apesar disso, sempre serão priorizados a triagem, proteção de profissionais pelo EPIs e aquisição de medicamentos que compõem o kit de tratamento para covid.

 

Além dos recursos programados, o município também atua com recursos próprios. O percentual constitucional de 15% em saúde, é sempre superior, afirma Eldrio Machado. Ele lamentou o registo do 6º óbito por covid em Santiago,  o que demonstra o quanto esta doença é perigosa e necessita exagerar mais em todos os cuidados para preveni-la e evitar que mais pessoas morram.

 

Já uma paciente de 63 anos de idade, com a doença confirmada precisou ser transferida do GHS para a UTI do Hospital regional em Santa Maria.

 

   


Veja também:


19/10/2020 | 13h44min

» Trânsito: Acidente de trânsito causa a morte de uma mulher em Santiago

19/10/2020 | 12h28min

» Publicidade: Damian CenterLar quer encher o seu carrinho de boas compras!

19/10/2020 | 10h56min

» Oportunidade: Mecânico de linha pesada é uma das vagas do Sine


Comentários:


Voltar ao topo