No ar:

Ouvir!     

» Geral » Agricultura


11/09/2020 | 13h08min

Área de soja a ser plantada em Santiago está estimada em 49 mil hectares

Neste ano os sojicultores também precisam ficar atentos para a neutralidade climática, prevendo dias sem chuva

Atenção para pragas e pulverização. Foto: Ieda BeltrãoAtenção para pragas e pulverização. Foto: Ieda Beltrão

A área de soja a ser plantada em Santiago está estimada em 49 mil hectares, mil hectares a mais do que anterior. E muitos cuidados precisam ser tomados pelos agricultores no momento pré-semeadura, principalmente no controle das plantas daninhas, como a buva. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater Santiago, Marcelo Gomes Steiner numa área de três metros quadrados infestada por buva, a expectativa de perdas é de até 4 sacos de soja por hectare.

 

Os produtores sempre devem dar preferência aos controles antecipados, antes da data de semeadura que começa em outubro, conforme zoneamento climático para a soja. Marcelo lembra que algumas datas já estão no limite. Cita que alguns produtos agrícolas necessitam, pelo menos, de 30 dias de antecipação a semeadura, sob pena de causar problemas na germinação da soja. Exemplo é o próprio Dicamba para controle da buva. Este produto não pode ser misturado ao glifosato comum á base de amônia, mas sim com glifosato á base de potássio, pra evitar reações que podem ocorrer.

 

Outro cuidado está relacionado ao uso do pulverizador que passou a ser sequencial. Resíduos de outros produtos podem ficar dentro do tanque, por isso o produtor precisa fazer a tríplice lavagem, evitando assim a fito toxidez na planta, baixando ainda mais o potencial produtivo.

 

Neste ano os sojicultores também precisam ficar atentos para  a neutralidade climática, prevendo dias sem chuva. Os produtores também precisam ficar atentos quanto à regulagem dos pulverizadores para evitar a deriva.

 


Veja também:


22/09/2020 | 16h37min

» Trânsito: Mesmo com diversas medidas, tem acúmulo de exames no Detran

22/09/2020 | 16h24min

» Meio Ambiente: Mais de cinco mil mudas de flores já estão sendo produzidas pelo horto florestal de Santiago

22/09/2020 | 16h20min

» Abastecimento: Corsan adota novo padrão para ligações de água nos imóveis


Comentários:


Voltar ao topo