Há várias semanas a Secretaria de Agricultura está travando uma luta diária para levar água às famílias rurais de Santiago. Devido a estiagem prolongada, de várias semanas sem chuva, o cenário no meio rural vai se tornando mais preocupante.
"A situação está difícil. É muito mais dramática do que se imagina, de muitas perdas para o interior. Essa é a seca mais profunda que acompanhei. As pessoas estão perdendo os animais de sede, sem contar os prejuízos no milho, na soja", ressalta o secretário municipal Ademar Canterle.
Até o momento já foram distribuídos 582 mil litros de água para 104 famílias. Conforme Canterle, estão sendo usados dois caminhões-pipa, um com capacidade de 7 mil litros e outro, 12 mil, que são abastecidos diversas vezes ao longo do dia no hidrante dos Bombeiros. O secretário orienta que os pedidos de água devem ser feitos na Secretaria de Agricultura, pelo fone 3251-9959.
"Não estamos vencendo tantos pedidos, mas seguimos atendendo, em tantas localidades. E ficamos no aguardo da chuva, que esperamos que venha", ressalta Canterle.