No ar:
A Voz do Brasil - EBC Serviços    19h00min às 20h00min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


26/08/2020 | 15h42min

Psiquiatra recomenda cuidar do sono durante a pandemia

Pedro Mosele diz que a pandemia tem mexido com a estrutura emocional das pessoas que estão passando por dificuldades diferentes

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

A pandemia tem mexido com a estrutura emocional das pessoas que estão passando por dificuldades diferentes. No entendimento do psiquiatra Pedro Mosele existem duas formas de se “olhar “ para este momento e uma delas é a prevenção, pensando na saúde mental e emocional e um ponto importante está relacionado ao sono.

 

Explica que o isolamento social acabou desregulando em muito o sono das pessoas, favorecendo o desenvolvimento de ansiedade e depressão. Ele destaca alguns hábitos da – higiene do sono -, como levar o telefone celular para a cama ficando até altas horas sem conseguir dormir.  Alerta que este hábito da tela brilhante, seja do celular como da televisão é muito ruim, impedindo a produção de melatonina, hormônio que induz o sono do ser humano.

 

Orienta que antes de dormir, o ideal seria fazer uma leitura, com uma luz indireta; procurar não fazer uso de bebidas com cafeína e chimarrão, depois das oito da noite.  Pedro Mosele ressalta que a insônia aumentou em muito com a pandemia.

 

Sobre o lado emocional frisa a hiper-exposição as notícias. Para isso existem maneiras de se lidar com isso, diminuindo a quantidade e o tempo gasto com fatos difíceis expostos pela mídia, para  evitar a desestruturação  emocional.

 

Recomenda a prática de exercícios físicos, cientificamente comprovada como positiva para a saúde emocional, nesta época de preferência em casa e evitando aglomeração.  Coloca que é importante todos ficarem atentos para as medidas de prevenção e se desconfiarem de alguma coisa encaminhar a pessoa para um atendimento médico psiquiátrico e psicológico. Encerra dizendo que “este é um momento da gente cuidar um dos outros”.


Veja também:


01/10/2020 | 11h28min

» Oportunidade: Auxiliar de cozinha e casal para fazenda estão entre as vagas do Sine

01/10/2020 | 10h08min

» Economia: Mais 3,9 milhões têm saque do auxílio de R$ 600 liberado nesta quinta

01/10/2020 | 10h03min

» Internacional: Itália vai prorrogar estado de emergência por covid-19 até janeiro


Comentários:


Voltar ao topo