No ar:
Geração 2000 - Jones Diniz    20h10min às 23h59min

Ouvir!     

» Geral » Educação


10/03/2019 | 11h13min

Professor da Uri Santiago participa de mesa redonda em Universidade do RJ

O evento denominado “3º Gênero ameaça(n)do” abordou questões de gênero e sexualidade no Brasil

Debate no Rio de Janeiro. Foto: DivulgaçãoDebate no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

O professor da URI Câmpus Santiago, Izaque M. Ribeiro, participou de mesa redonda no terceiro evento realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro para discutir como, em que momentos e por quais razões o gênero parece ameaçar as instâncias conservadoras e as reações advindas daí. A convite, Ribeiro contribuiu para o debate falando sobre as práticas micro e macropolíticas da Psicologia na interface com o gênero e as sexualidades.

 

No evento, o professor doutorando em Educação, apresentou cenas concernentes às práticas de ensino na URI, às orientações de estágios em psicologia e ligadas à pesquisa de campo do doutorado em educação.

 

O objetivo de apresentar essas cenas e narrativas consistiu em tratar dos desafios e dificuldades encontradas pelo caminho e também buscar, na medida do possível,  produzir algumas reflexões sobre possibilidades de enfrentamento às ameaças dirigidas ao gênero e à sexualidade, em especial na interface com a Psicologia em um contexto de cidade do interior do RS.

 

O professor Ribeiro é pesquisador na área e escreveu um capítulo do livro “Intersecções em Psicologia Social: Raça/Etnia, gênero, sexualidades”, publicado em 2015, e narra práticas de pesquisa e estágio que eram orientadas por ele no curso de Psicologia. 

 

“Com a possibilidade de interlocução entre a Psicologia URI e a Psicologia e os respectivos grupos de pesquisa da UERJ, foi possível contribuir para com os estudantes de Psicologia URI ao relatar e discutir acerca das falas dos outros participantes; todos renomados nacionalmente no campo da diversidade sexual e de gênero”, finaliza Ribeiro.


Veja também:


24/08/2019 | 16h29min

» Polícia: Brigada Militar prende mulher foragida em Santiago

24/08/2019 | 10h35min

» Santiago: Orçamento municipal para 2020 será de R$ 174 milhões

24/08/2019 | 09h30min

» Economia: Brasil gera 43,8 mil empregos formais no mês de julho, aponta Caged


Comentários:


Voltar ao topo