No ar:
Correspondente Ipiranga - Rede Gaúcha Sat    18h50min às 19h00min

Ouvir!     

» Geral » Agricultura


10/03/2019 | 15h58min

Primeiras áreas colhidas de soja indicam boa perspectiva de produtividade no estado

A colheita começa nas áreas cultivadas mais no cedo, com variedades de ciclo precoce.

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

A soja, nas regiões Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí, evolui rapidamente para o estádio de maturação, com folhas de coloração amarela. As primeiras lavouras colhidas apresentam boa produtividade, de acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater-RS/Ascar. O levantamento aponta que a lavoura da soja se encontra na seguinte situação:

 

- 8% da área colhida
- 17% madura e por colher
- 67% em fase de granação ou enchimento de grãos
- 8% de área estão em floração.

 

Nas regiões do Médio Alto Uruguai e do Rio da Várzea, as primeiras lavouras em fase de maturação apresentam ótima sanidade e boa perspectiva de produtividade, contrariando a expectativa de uma safra com forte pressão do fungo da ferrugem asiática. Na semana passada foram realizadas aplicações finais de fungicidas para controle da ferrugem e de inseticidas para controle de lagartas, percevejos e ácaros.

 

Na região da Produção, a cultura está em fase inicial de colheita, com rendimento médio de 62 sacas por hectare. Comparada ao período de implantação, quando houve necessidade de replantio, a expectativa é positiva. Há baixa incidência de doenças e pragas em lavouras adequadamente monitoradas e tratadas.

 

No Sul, predomina a granação, com 85% das lavouras nesse estágio. Nos últimos dias antes da conclusão do levantamento, ocorreram secamento do solo, altas temperaturas e radiação solar intensa, prejudicando as lavouras de soja.

 

As condições gerais na Serra e nos Campos de Cima da Serra estão muito boas. A fase predominante é a de enchimento de grãos. A colheita começa nas áreas cultivadas mais no cedo, com variedades de ciclo precoce.


Veja também:


22/05/2019 | 13h41min

» Educação: Sabedoria de dona Zeni sobre plantas medicinais encantou alunos da escola João Evangelista

22/05/2019 | 11h19min

» Oportunidade: Aplicador de inseticida é uma das vagas do Sine de Santiago

22/05/2019 | 11h16min

» Economia: 83 milhões de brasileiros possuem ao menos uma compra parcelada


Comentários:


Voltar ao topo