No ar:

Ouvir!     

» Geral » Coronavírus


21/03/2020 | 18h30min

Prefeito de Santiago decreta estado de calamidade pública, fecha comércio em geral e acessos à cidade

Decreto foi assinado na tarde deste sábado pelo prefeito Tiago Gorski e já está valendo

Fotos: Ieda BeltrãoFotos: Ieda Beltrão

Na tarde deste sábado (21), o Prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda decretou situação de calamidade pública no município, através do  Decreto 022/2020. Leia a íntegra do Decreto de Calamidade Pública

 

A medida busca restringir a circulação de pessoas e evitar o contágio da doença. Em Santiago não foi confirmado nenhum caso. Até hoje foram apresentadas sete pessoas com suspeita , dessas cinco deram negativo para o coronavírus e dois aguardam resultado do exame enviado ao Lacen. O secretário de saúde, Éldrio Machado, ressaltou todas as medidas que estão sendo tomadas são para garantir a sobrevivência de todos os santiaguenses.

 

E é na tentativa de bloqueio da epidemia que novas medidas foram tomadas após reunião do Gabinete de Crise, criado pelo prefeito Tiago. Entre elas estão o fechamento dos acessos a cidade e também do comércio em geral.

 

COMÉRCIO FECHADO

 

Pelo Decreto  fica determinado o fechamento de estabelecimentos comerciais, construção civil, industriais, profissionais autônomos e profissionais liberais de prestação de serviços.

 

Podem abrir com ressalvas: Farmácias, sendo obrigatório atendimento igual ao plantão, para evitar filas. As unidades de saúde, clínicas e consultórios, clínicas de vacinas e estabelecimentos hospitalares. Também ficam abertos supermercados, indústria alimentícias, fruteiras, padarias, restaurantes, bares com alimentação, lancherias e venda de alimentos em geral (todos obedecendo critérios já estabelecidos em Decreto anterior.

 

OUTRAS DETERMINAÇÕES:

 

Eventos ficam cancelados

Transporte coletivo urbano somente transporte de passageiros no perímetro do município, com lotação superior a 50% de sua capacidade. Funcionará de segunda a sábado. Domingo não haverá transporte.

Não entram na cidade ônibus e vans de excursões.

E estão suspensas as atividades do estacionamento rotativo.

 

IDOSOS NAS RUAS

 

Pessoas com 60 anos ou mais estão proibidos de circular pelas ruas, a não ser deslocamentos necessários como para mercado, farmácia, bancos (que só terão atendimento por meio de terminais).. 

 

ÁGUA E LUZ

 

Fica vedado a suspensão de água e luz para manutenção, assim como cortes de abastecimento por falta de pagamento. Também estão suspensos os serviços de leitura e entrega de faturas.

 

ENTRADAS DA CIDADE

 

Através do Art.24, do Decreto 022/2020 os acessos a cidade (BR 287 - os dois) e RS 377) serão fiscalizadas com o apoio do exército e das polícias. Só terão acesso após uma triagem que servirá para monitoramento. Quem vier de outra cidade, Estado, País terá deve ficar em isolamento. Outras entradas ficam bloqueadas. 

 

 

Leia a íntegra do Decreto de Calamidade Pública


Veja também:


01/04/2020 | 16h58min

» Imagem: A cena mais esperada dos últimos dias: a chegada da chuva

01/04/2020 | 16h21min

» Política: Senado aprova PL que dispensa atestado médico para trabalhadores com suspeita de coronavírus

01/04/2020 | 15h46min

» Solidariedade: Quer ajudar: conheça algumas campanhas em andamento


Comentários:


Voltar ao topo