No ar:
Ponto de Vista - Jones Diniz    10h00min às 12h00min

Ouvir!     

» Geral » Meio Ambiente


21/01/2020 | 12h41min

Poda de árvores depende de autorização para ser feita

A secretaria do Meio Ambiente está constantemente realizando campanhas de preservação ambiental

A poda exige cuidados. Foto: Ieda BeltrãoA poda exige cuidados. Foto: Ieda Beltrão

As podas de árvores dependem de  autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

O proprietário do imóvel deve comparecer ao protocolo e solicitar a vistoria técnica da árvore, junto com uma foto e a cópia da escritura ou do IPTU da residência.

 

Caso afirmativo, a prefeitura realizará a poda. Na calçada, somente é vistoriada árvores nativas, as demais estão dispensadas deste procedimento. Para o corte segue-se o mesmo procedimento.

 

Conforme a secretária Andriele de Medeiros Martins Perufo é analisada  a copa, a fiação elétrica próxima e visibilidade para  a poda; no caso de corte leva-se em consideração a raiz e saúde da árvore.

 

Análises também são feitas para construções.  Quem não cumpre as determinações pagará multa de R$ 300, por árvore cortada, além da reposição. Andriele lembra que no ano passado, durante o Cidade Ativa, vários moradores foram notificados por poda irregular e para os casos mais extremos foi aplicada multa para coibir tais procedimentos.  Sobre o recente corte de um Jacarandá na região central da cidade, o mesmo foi autorizado. 

 

Ela ressalta que a secretaria está constantemente realizando campanhas de preservação ambiental e quando a população se preocupa com o corte de árvores, entende que a mesma está dando importância para ser ter uma cidade bem arborizada.

 

Sobre um posto fixo de coleta do lixo eletrônico , Andriele, disse que o município não dispõe de um local fechado. Em tese os eletrônicos entram na logística reversa, ou seja, deveriam voltar para a loja.

    

 

 


Veja também:


19/09/2020 | 07h38min

» Ciência: Fapergs divulga vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho

19/09/2020 | 07h33min

» Agricultura: Projeto pretende resgatar e conservar parte da diversidade genética da erva-mate no RS

19/09/2020 | 07h26min

» Pandemia: Vacina contra Covid-19 deve estar disponível no começo de 2021, diz presidente da Anvisa


Comentários:


Voltar ao topo