No ar:
Terra Nativa - Luiz Fernando Rocha    07h00min às 08h00min

Ouvir!     

» Geral » SISTEMA PRISIONAL


03/10/2020 | 17h37min

Plano prevê retomada de visitas presenciais em presídios a partir de 16 de outubro

A decisão tem por base plano de retomada gradual e controlada já elaborado pela Seapen

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

A suspensão de visitas presenciais em unidades prisionais no Rio Grande do Sul será prorrogada por mais 12 dias. A decisão está na atualização da Nota Técnica nº 1/2020 que a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizam neste sábado (3). O novo prazo se esgotará em 15 de outubro. A partir do dia seguinte, visitas poderão ser retomadas, conforme cronograma de cada unidade.

 

A decisão tem por base plano de retomada gradual e controlada já elaborado pela Seapen e que está em fase de validação em órgãos competentes, como a Secretaria da Saúde e o Gabinete de Crise para o enfrentamento da Covid-19.



A retomada se dará no momento em que indicadores relacionados à pandemia apresentam melhoras consistentes, com redução das taxas de contaminação, internações e óbitos. São dados que estão no mapa do Distanciamento Controlado apresentado semanalmente pelo governo e no boletim diário de monitoramento da Covid-19 no sistema penitenciário. A atenção a esses cuidados viabiliza o retorno das visitas presenciais sem que servidores penitenciários, pessoas presas e familiares sejam expostos a riscos expressivos.

 

O secretário Cesar Faccioli destacou o excelente trabalho prestado pelos servidores da Susepe e da Brigada Militar, com atuação no sistema, lembrando que “a transição para um futuro estado de normalidade não dispensará a manutenção da prontidão e vigilância permanentes na observância estrita de todos os protocolos sanitários desenvolvidos pelo governo do Estado." E acrescentou: “permanece fundamental para o sucesso dessa transição a compreensão e colaboração de familiares para que continuemos avançando com segurança”.


Veja também:


23/10/2020 | 06h39min

» Publicidade: Final de semana! Oba!!!! Promoções a mil do Damian CenterLar!

22/10/2020 | 17h27min

» Saúde: Excesso de gordura corporal pode provocar alterações hormonais

22/10/2020 | 17h20min

» Agricultura: A joaninha é predadora dos pulgões em citros, como laranjeiras e pessegueiros


Comentários:


Voltar ao topo