No ar:
Clube do Ouvinte - Jorge Augusto Gonçalves    20h10min às 22h00min

Ouvir!     

» Geral » Natureza


12/11/2023 | 13h46min

Pesquisadores acham ave quase em extinção e desaparecida há 40 anos

Mutum-pinima está criticamente ameaçado

Mutum-pinima  entre a vegetação. Foto:  Leonardo Victor Soares PinhMutum-pinima entre a vegetação. Foto: Leonardo Victor Soares Pinh

Eram 4h da manhã na várzea do rio que banha a Terra Indígena Mãe Maria, no município de Bom Jesus do Tocantins (PA). O canto de pássaro surge de forma surpreendente para dois pesquisadores ornitólogos, no décimo dia da expedição da pesquisa em que buscavam a ave mutum-pinima, criticamente ameaçada de extinção. Eles quase não acreditavam no que ouviam. E depois no que enxergavam. Havia 40 anos que nenhum pesquisador via o bicho de perto. E aconteceu. 

 

“A gente observou e gravou o bicho por mais de dez minutos. Foi aquela felicidade”, diz o ornitólogo Gustavo Gonsioroski que atuou no estudo realizado no mês passado. Foram registrados seis indivíduos, entre eles casais, o que garante a esperança de manutenção da espécie. 

 

Gonsioroski e outros pesquisadores preparam-se para voltar à região no mês que vem, na tentativa de encontrar outras aves mutum-pinima como essa para política de manejo e proteção. Ele participa do Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Meio Norte (PAT Meio Norte). 

 

O plano é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão (Sema) ,juntamente com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do estado do Pará (Ideflor-Bio). A iniciativa faz parte do projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção,  iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

 

EBC


Veja também:


21/06/2024 | 13h57min

» : Abastecimento de água será normalizado em 19 bairros de Santiago

21/06/2024 | 13h17min

» : Celular Seguro recebe 57,8 mil alertas de bloqueio em 6 meses

21/06/2024 | 12h13min

» : Camareira de hotel é uma das vagas do Sine Santiago


Comentários:


Voltar ao topo