A Brigada Militar priorizou recursos para a área do meio ambiente. Através do Fundo de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e com aporte do orçamento da própria instituição a Polícia Ambiental foi beneficiada com novas pistolas da Taurus, além de fuzis de alta precisão, estando a corporação bem estruturada com equipamento de proteção individual para enfrentamento de todo o tipo de delito. A informação foi prestada na Rádio Santiago pelo titular do Comando Ambiental da Brigada Militar, tenente coronel Vladimir Luís Silva da Rosa.
O oficial aproveitou para informar sobre as ações da Polícia Ambiental no RS. Segundo ele, no ano passado 46 toneladas de pescado irregular foram apreendidas; em 2021 já são 17 toneladas. Mais de 160 mil quilos de pescado que foram tirados da mesa do consumidor porque estavam impróprios, além de armas e redes apreendidas, bem como drogas. O trabalho tem sido intenso em todos os 496 municipios do RS, através das mais de 40 frações destacadas. Para Vladmir é uma capilaridade muito significativa da Brigada Militar no RS.
O coronel Vladmir fez questão de destacar ainda que “ sem unicidade não se consegue nada. Além da integração entre as próprias frações da Brigada Militar, conta-se sempre com o apoio do Comando de Bombeiros, Polícia Civil , Polícia Federal e Forças Armadas, em especial Exército e Marinha do Brasil”. Reforça que a integração dá resultados, já que uma instituição sozinha não faz nada.