No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    22h00min às 23h59min

Ouvir!     

» Geral » Segurança


16/05/2020 | 10h49min

Patrulha Maria da Penha está atuante para combater a violência contra as mulheres

Principal papel é de dar apoio às mulheres que são vítimas de violência, sempre mantendo o acompanhamento dos casos

Patrulha Maria da Penha em visita ao Cras Volante. Foto: DivulgaçãoPatrulha Maria da Penha em visita ao Cras Volante. Foto: Divulgação

Historicamente muitas mulheres sofrem com a violência doméstica, o que origina um volume grande de ocorrências policiais. Para conter o avanço nos índices, a Brigada Militar implantou em Santiago o Pelotão Maria da Penha, que funciona desde abril. É formada por policiais que receberam treinamento específico para dar apoio e fiscalizar também o cumprimento de medidas protetivas designadas pelo Poder Judiciário. O principal papel da Patrulha Maria da Penha é de dar apoio às mulheres que são vítimas de violência, sempre mantendo o acompanhamento dos casos.

 

Além dessa intervenção a PMP tem o intuito de estabelecer um elo de comunicação a ser utilizado entre os órgãos institucionais de proteção a mulher e seus direitos, quando o referido órgão solicitar atendimento de caso considerado gravíssimo em que ainda não tenha sido deferida a Medida Protetiva de Urgência em razão dos trâmites,mantendo contato com os representantes dos órgãos públicos que integram a Rede de Atendimento à Mulher, quando o caso requerer intervenção específica.

 

No final do mês de abril foi realizada em Santiago a operação "Jerônyma Mesquita" para fortalecimento das ações de fiscalização das medidas protetivas de urgência pelas Patrulhas Maria da Penha, contribuindo para o desenvolvimento pessoal das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

 

Denuncie
Para denunciar casos de violência contra a mulher use o Disque 100 ou contate o Disque-Denúncia pelo telefone 181. Além disso, há os Centros de Referência da Mulher, delegacias especializadas e a Defensoria Pública.


Veja também:


27/01/2021 | 15h48min

» Saúde: Com novo lote de vacina, mais profissionais da saúde estão sendo imunizados

27/01/2021 | 15h45min

» Saúde: Centro de Triagem Covid segue com a demanda de atendimentos em horário ampliado

27/01/2021 | 15h13min

» Economia: Preços de cebola e tomate caem enquanto batata e frutas ficam mais caras


Comentários:


Voltar ao topo