No ar:
Clube do Ouvinte - Jorge Augusto Gonçalves    20h10min às 22h00min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


18/03/2024 | 10h14min

Parceria entre município e ACERGS acolhe jovem com deficiência visual

Jair Bolzan, 23 anos, perdeu a visão há um ano devido a complicações da diabetes

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

O jovem Jair Bolzan, 23 anos, perdeu a visão há um ano devido a complicações da diabetes e, desde então vinha procurando um local para realizar sua reabilitação.

 

Ao ficar sabendo de sua condição, a Coordenadoria de Políticas Voltadas a Pessoas com Deficiência, espaço criado há pouco pelo Desenvolvimento Social, coordenado por Clairton Pivoto, fez contato com a ACERGS (Associação de Cegos do Estado do Rio Grande do Sul), a fim de buscar uma parceria entre a Prefeitura de Santiago e a Associação. Desta forma, inscrever Jair nos programas de reabilitação.

 

Com tudo encaminhado, ele iniciou os atendimentos pela ACERGS, que visam proporcionar a ele autonomia e independência, desenvolvidas por meio de ificinas de AVD (Atividades da Vida Diária), que vão auxiliá-lo a realizar sozinho tarefas rotineiras, como preparar uma refeição, lavar roupas e cuidar da casa. Clairton explica que o Jair também aprenderá como se locomover com bengala nos mais variados ambientes internos e externos, fazer oficinas de informática para uso de tecnologias acessíveis e também apoio psicológico.

 

Os atendimentos acontecem em Porto Alegre, na sede da ACERGS, sendo que o deslocamento é proporcionado pela Secretaria de Saúde.

 

"Caso mais alguém preciso desses atendimentos, pode entrar em contato com a Coordenadoria de Políticas a Pessoas com Deficiência", afirmou.


Veja também:


22/05/2024 | 10h29min

» : Números mais recentes das enchentes no RS desta quarta-feira

22/05/2024 | 09h53min

» : Cerca de 2 mil pessoas em 13 municípios recebem valores do pix nesta semana

22/05/2024 | 06h55min

» : Governo discute moradias para os afetados pelas chuvas com setor da construção civil


Comentários:


Voltar ao topo