No ar:

Ouvir!     

» Geral » Cultura


16/08/2019 | 18h42min

Pablo Damian será agraciado com o Troféu Caio Fernando Abreu

Diretor e professor de teatro foi escolhido por unanimidade

Pablo em cena. Fotos: Ieda BeltrãoPablo em cena. Fotos: Ieda Beltrão

Estiveram reunidos na Estação do Conhecimento os representantes das entidades, que conforme a Lei Nº 117/2011, indicam e escolhem a pessoa ou instituição que receberá o Troféu Caio Fernando Abreu de destaque na cultura do ano.

 

Essa premiação foi criada em 2006 e conforme a lei sempre deve ser entregue na cerimônia de abertura do Santiago Encena – Festival de Teatro da Terra dos Poetas.

 

Para esse ano foi escolhido por unanimidade o diretor e professor de teatro Pablo Fernando Damian, que é Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele é natural de Santiago e iniciou suas atividades teatrais aos cinco anos de idade, quando era aluno do Colégio Monsenhor Assis.

 

Como docente exerceu a função de professor de teatro nas escolas TEPA, Depósito de Teatro, Colégio de Aplicação da UFRGS e Colégio João XXIII. Também foi educador social dos projetos Protejo em Gravataí e Casa das Juventudes em Canoas, ministrando oficinas de teatro para jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

 Atuou em espetáculos e performances de diretores como: Roberto Olivera, Luís Paulo Vasconcelos, Ian Ramil, Tatiana Vinhais e Diego Mac. Como diretor, destaca-se a sua atuação cultural na cidade de Santiago/RS, onde dirigiu os trabalhos Tragédia Grega, Shakespereando e reliCArIO. 

 

Pablo é membro fundador do grupo Teatro Geográfico, atualmente com sede em São Paulo. Atualmente é o diretor artístico do grupo Oficina de Teatro – sendo considerado atualmente, como um dos mais importantes coletivos teatrais do interior do estado. Possui inúmeras indicações e premiações por trabalhos apresentados em festivais, destacando-se as indicações ao Prêmio Açorianos de Teatro, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Produção pelo espetáculo O MAPA.

 

Segundo o gestor de cultura, Rodrigo Neres, a escolha levou em consideração o trabalho voluntário destinado ao público infantil desde o mês de janeiro com as oficinas de teatro na Estação do Conhecimento, e que em breve resultará num belo espetáculo.

 

A entrega acontecerá no dia 02 de outubro, às 19h no Círculo Militar de Santiago durante a abertura da 23ª edição do Santiago Encena. 

 


Veja também:


17/11/2019 | 14h12min

» Saúde: Credibilidade de vacinas é menor entre homens e jovens, diz pesquisa

17/11/2019 | 08h11min

» Loteria: Mega-Sena acumula e próximo prêmio vai a R$ 13,5 milhões

16/11/2019 | 12h15min

» Economia: Programa de aquisição de alimentos impacta positivamente em Santiago


Comentários:


Voltar ao topo