No ar:
Terra Nativa - Luiz Fernando Rocha    07h00min às 08h00min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


08/10/2020 | 17h24min

Outubro Rosa: Uso do rosa para incentivar a campanha

A coordenadora do Centro Materno Infantil, Rosangela Santos incentivou à comunidade a usar a cor chamando atenção para a campanha

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

A  edição de 2020 do Outubro Rosa ganhou uma ação especial em prol da saúde: seguradas do IPE Saúde terão isenção na coparticipação do exame preventivo de mamografia em qualquer clínica de imagem credenciada no período de 15 a 31 de outubro. A campanha é destinada a pessoas com idade entre 40 e 75 anos. 

 

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, no Rio Grande do Sul, 5.210 novos casos da doença devem ser registrados até o fim deste ano. Porto Alegre é a capital brasileira com maior incidência, com 147 a cada 100 mil. A descoberta prévia da doença tem um papel fundamental na redução do problema, visto que a identificação em exame precoce indica chances de 95% de cura.

 

A adesão a exames preventivos tem sido um desafio: há redução média de 1% ao ano na realização do exame de mamografia. Com a pandemia da Covid-19, esta realidade se agravou: comparado ao ano de 2019, a queda na procura do serviço chegou a 36%.

 

Em Santiago a campanha do outubro rosa está sendo realizada pelo Centro Materno Infantil Dr. Pedro Souza de Medeiros. A enfermeira Gisele Kolinski Ribeiro lembrou que este movimento é comemorado em todo o mundo.

 

O laço rosa, simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula  à participação da população, empresas e entidades. Santiago teve sua primeira iluminação  em 2009, quando o monumento iluminado na cor rosa foi do Nossa Senhora da Conceição na praça central. Nos anos seguintes a prefeitura manteve um túnel rosa, em sua entrada durante todo o mês de outubro, com diversas atividades.

 

A coordenadora do Centro Materno Infantil, Rosangela Santos incentivou à comunidade  a usar a cor rosa chamando atenção para a campanha, destacando também o Grupo Ellas que está inserido diretamente nesta questão e com várias ações na cidade de Santiago.


Veja também:


23/10/2020 | 06h39min

» Publicidade: Final de semana! Oba!!!! Promoções a mil do Damian CenterLar!

22/10/2020 | 17h27min

» Saúde: Excesso de gordura corporal pode provocar alterações hormonais

22/10/2020 | 17h20min

» Agricultura: A joaninha é predadora dos pulgões em citros, como laranjeiras e pessegueiros


Comentários:


Voltar ao topo