No ar:
Pátria e Querência - Marco Antônio Nunes e Marcelo Peronio Ramos    16h00min às 17h00min

Ouvir!     

» Geral » Clima


19/03/2021 | 10h08min

Outono começa neste sábado com chance de temperaturas acima da média histórica

Episódios de frio tendem a ser mais pontuais

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

A estação das folhas amarelas, o outono começará às 6h38min deste sábado e, normalmente, caracteriza-se como uma estação de transição do calor do verão para o frio do inverno. A MetSul espera um outono com predomínio de dias agradáveis, com temperaturas próximas ou acima da média históricas na maior parte da estação no Rio Grande do Sul. Os episódios de frio tendem a ser mais pontuais, eventualmente fortes. 

 

Uma vez que a estação começa com La Niña, existe a chance de algum episódio de frio intenso mais cedo. Mesmo a neve é um fenômeno que não se pode afastar ocorra mais cedo em 2021, a despeito de somente em curtíssimo prazo ser possível prever. A tendência, entretanto, é que não ocorra frio persistente ou prolongado em grande parte deste outono. 

 

A chegada do período, portanto, não significa que o calor ficará para trás, conforme a MetSul. Alguns dias quentes são normais em abril e maio, o que deve ocorrer agora em 2021. Mesmo em junho podem ser esperados alguns dias com altas temperaturas e deve ser o caso também desse ano. Quando há período quente mais prolongado em maio após dias frios há a ocorrência do chamado "veranico de maio", mas ele não ocorre todos os anos. 


Veja também:


13/04/2021 | 10h26min

» Pandemia: Alemanha aprova endurecimento da lei anti-covid que inclui toques de recolher

13/04/2021 | 10h02min

» Saúde: Agências de saúde dos EUA pedem interrupção do uso da vacina da Janssen após coágulos sanguíneos

13/04/2021 | 09h36min

» Saúde: Secretaria da Saúde auxilia municípios a identificar quem ainda não recebeu segunda dose da vacina da Covid-19


Comentários:


Voltar ao topo