Nos próximos 60 dias depois superadas as questões burocráticas de contratos com a empresa, deverá iniciar a obra de asfaltamento do acesso ao distrito de Ernesto Alves, ligando a BR 287, que era para ser executada no governo de Antônio Brito. Recentemente o prefeito Tiago Gorski Lacerda presenciou o ato de inserção do projeto no programa de rodovias do governo do RS, anunciando pelo governador Eduardo Leite.
O acesso asfáltico deverá aumentar o fluxo turístico em Ernesto Alves. Um lugar em meio à natureza desfrutado por moradores nativos e por outros que acabam construindo ou adquirindo casas para o período do verão. É um local de muitas histórias e sede de eventos esportivos e culturais, como Sai da Toca, e Paixão e Morte de Cristo, encontro de Escoteiros, entre outros.
O turismo religioso é forte iniciando pela Gruta de Nossa Senhora de Fátima, a igreja, a Via Sacra e o morro do Cristo. Com acesso melhor a população residente no local poderá empreender mais no turismo rural e cultural da localidade.