No ar:
Clube do Ouvinte - Jorge Augusto Gonçalves    20h10min às 22h00min

Ouvir!     

» Geral » Estiagem


10/03/2020 | 17h04min

Nível da barragem de Santiago está diminuindo a cada dia, o que deixa Corsan em alerta

Mesmo diante do quadro o abastecimento está garantido neste mês de março

Corsan já está em alerta. Foto: Ieda BeltrãoCorsan já está em alerta. Foto: Ieda Beltrão

A estiagem coloca Corsan em alerta quanto ao nível da barragem que está diminuindo a cada dia. Mesmo diante do quadro o abastecimento está garantido neste mês de março. 

 

Mesmo assim o gestor da unidade de Santiago, Luzardo Parise  já solicitou ao pessoal do Departamento de Operações para que faça um levantamento da situação frente  a necessidade ou não de bombear água do 3º Lajeado, como já ocorreu em 2012, para reforçar a barragem. 

 

O quadro ainda não é crítico, mas pediu à população que evite o desperdício  neste momento de seca e também frente ao calor, onde o consumo tende a aumentar, não lavando carros e calçadas, por exemplo. Deixou claro que  não se trata de racionamento, apenas de prevenção.

 

A barragem está com 2 metros e 5 cm abaixo do normal que é de  10m e 20cm. O nível crítico é quando atinge entre 6 e 5 metros.

 

 O que se espera é o retorno do período da chuva para que a situação volte a ficar tranquila. Em 2012 o município viveu uma das piores estiagens, onde o nível da barragem baixou ao extremo, fazendo com que a Corsan tomasse medidas emergenciais, como limpeza de poços e bombeamento da água do 3º lajeado, cujo sistema ficou pronto para ocasiões parecidas. A canalização foi construída em 14 dias, mantendo a cidade abastecida. 


Veja também:


08/04/2020 | 13h45min

» Economia: Coronavírus: empresária diz que ninguém estava preparado para uma situação dessas

08/04/2020 | 13h23min

» Saúde: Vacinação contra a gripe será retomada nesta quinta em Santiago

08/04/2020 | 11h22min

» Economia: Confira como pedir a renda básica emergencial de R$ 600


Comentários:


Voltar ao topo