No ar:
Terra Nativa - Luiz Fernando Rocha    07h00min às 08h00min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


11/10/2019 | 09h16min

Nutricionista dá dicas de como emagrecer com saúde

Em 2025, estima-se que 2,3 milhões de pessoas estejam com sobrepeso

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Neste dia 11 de outubro, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada oito adultos no mundo, um é obeso. Os dados são alarmantes, já que, segundo a pesquisa, em 2025, aproximadamente, 2,3 milhões de pessoas estejam com sobrepeso.

 

Na opinião da nutricionista da Clínica-Escola da Universidade UNG, Flavia Terciano, a obesidade é um problema de saúde pública. "Em todos os casos, o ideal é procurar um nutricionista. Dá para emagrecer sem recorrer a extremismos nutricionais", aponta.

 

Confira as orientações da nutricionista para quem deseja perder peso:

 

- Aumente o consumo de alimentos in natura: frutas, legumes, verduras. Além de darem saciedade, você terá uma alimentação muito mais rica em nutrientes;

 

- Reduza o consumo de frituras e alimentos gordurosos. O excesso pode contribuir para o ganho de peso, além de ser prejudicial para o sistema cardiovascular;

 

- Respeite seus sinais de fome e saciedade.  Nosso organismo emite sinais quando estamos com fome. Assim como devemos respeitar nosso sinal de satisfação e não consumir mais do que o necessário. Para isso, podemos nos alimentar devagar, mastigando bem os alimentos e saboreando nossa refeição;

 

- Evite o consumo exagerado de doces. O açúcar em excesso pode contribuir para o aumento de peso e elevação da glicemia;

 

- Evite líquidos durante as refeições, podem atrapalhar a digestão;

 

- Realize atividades físicas, mas, lembre-se, somente com acompanhamento de um profissional habilitado em Educação Física;

 

- Opte por alimentos diversificados ao montar seu prato, quanto mais colorido melhor;

 

- Hidrate-se. Você deve ingerir líquidos ao longo do seu dia. De preferência à água, que pode ser saborizada;

 

- Crie o hábito de realizar suas refeições em casa, elabore pratos novos e, quando se alimentar na rua, opte por locais onde há comida caseira e self-service.


Veja também:


17/02/2020 | 06h53min

» Economia: Mais de 828 mil motoristas solicitaram restituição do DPVAT

17/02/2020 | 06h49min

» Saúde: Cai para três número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil

17/02/2020 | 06h29min

» Saúde: Canadense afirma ter descoberto droga que “cura” coração partido


Comentários:


Voltar ao topo