No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    22h00min às 23h59min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


03/11/2020 | 17h08min

Novembro azul chama atenção para prevenção do câncer de próstata

Doença é a maior causa de mortalidade da população masculina, entre todos os tipos de câncer

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Para alertar a população masculina sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), se une ao movimento internacional Novembro Azul, orientando que o diagnóstico precoce é o melhor caminho para a cura.

 

No Rio Grande do Sul, o câncer de próstata é a maior causa de mortalidade da população masculina, entre todos os tipos de câncer. Conforme o Sistema de Informação sobre Mortalidade-SIM/MS, entre 2014 e 2018, no Estado, a cada 100 mil homens, foram registrados 20,17 óbitos por câncer de próstata, 6,12 por câncer de boca e 0,45 por câncer de pênis.

 

O coordenador da Política de Saúde do Homem da SES, Carlos Antônio da Silva, enfatiza que o melhor remédio é a prevenção. “Cuidado e autocuidado são fatores de proteção, e a melhor idade para o cuidado é agora”, aconselha. Praticar atividade física, manter peso corporal adequado, evitar fumo e derivados do tabaco e consumo de bebidas alcoólicas, fazer higienização íntima e observação do órgão genital; usar de preservativo; e buscar avaliação médica periódica e avaliação médica específica na primeira percepção de sinais e sintomas suspeitos, estão entre os fatores preventivos.

 

Criado em 2003, o Novembro Azul foi definido em decorrência do 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Neste ano, o Ministério da Saúde recomenda que o Novembro Azul também seja destinado à conscientização dos riscos ao câncer de pênis, que representa hoje 2,1% de todas as neoplasias masculinas no Brasil, ocorrendo mais casos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O Novembro Azul de 2020 também faz alusão aos riscos do câncer de boca que, segundo os dados do ministério, nos homens é mais comum acima dos 40 anos.


Veja também:


01/12/2020 | 17h59min

» Pandemia: Anvisa inicia inspeção de fabricação de vacinas na China

01/12/2020 | 17h50min

» Segurança: Polícia: Brigada Militar lança Operação Avante Papai Noel

01/12/2020 | 16h14min

» Pandemia: Melhor estruturado, centro de triagem Covid passa a funcionar na capela do hospital


Comentários:


Voltar ao topo