No ar:

Ouvir!     

» Geral » Feriado


02/11/2020 | 08h50min

No Dia de Finados - CNBB - recomenda o plantio de uma árvore

De acordo com o bispo diocesano, Dom José Mário, a campanha também convida as pessoas a publicarem sua foto no Instagram

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

Hoje é o Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.

 

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. É importante ressaltar que esta data é celebrada no segundo dia do mês pois é a data que sucede o Dia de Todos os Santos ( primeiro de outubro).

 

Para evitar aglomerações nos cemitérios, devido ao isolamento social, em decorrência da pandemia, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB convidou os brasileiros a plantarem uma árvore em memória dos entes falecidos.

 

De acordo com o bispo diocesano, Dom José Mário, a campanha também convida as pessoas a publicarem sua foto no Instagram, registrando o momento do plantio e contando a história de quem recebe esta homenagem.

 

 

As fotos serão publicadas no site da CNBB. A iniciativa tem como slogan: é  tempo de cuidar da saudade e da casa comum – e faz parte da ação solidaria emergencial da igreja no Brasil. Esta ação criada pela CNBB e Cáritas, desde o início da pandemia do Covid-19 tem como objetivo estimular diversas iniciativas de cuidado com próximo, desde arrecadação e distribuição de doações, até ajuda nos campos religioso, humano e emocional. Dom José Mário coloca que o convite para plantar uma árvore neste dia de finados é feito a todos que “experimentam a saudade e se angustiam com  a devastação ambiental”.

 

 

Dentro da perspectiva ecológica a CNBB indica o plantio de árvores nativas, de cada região e, se possível, árvores frutíferas. Recomenda que se evite sementes, fazendo o plantio com mudas de procedência garantida. “Além de plantar uma árvore, sem ir ao cemitério, o dia de finados é também uma oportunidade para os cristãos, como igreja peregrina, possam rever suas escolhas, na eterna gloria de Deus”, conclui religioso.


Veja também:


01/12/2020 | 17h59min

» Pandemia: Anvisa inicia inspeção de fabricação de vacinas na China

01/12/2020 | 17h50min

» Segurança: Polícia: Brigada Militar lança Operação Avante Papai Noel

01/12/2020 | 16h14min

» Pandemia: Melhor estruturado, centro de triagem Covid passa a funcionar na capela do hospital


Comentários:


Voltar ao topo