No ar:
Clube do Ouvinte - Jorge Augusto Gonçalves    20h10min às 22h00min

Ouvir!     

» Geral » Educação


21/03/2024 | 11h15min

Municípios e universidades trabalham pela consolidação do Geoparque Raízes de Pedra

Por meio de pesquisas, geociência e turismo sustentável, o Geoparque busca promover o conhecimento e a conscientização

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Na terça, 19, a cidade de Mata foi ponto de encontro de uma reunião de trabalho do grupo intermunicipal do projeto Geoparque Raízes de Pedra (GRP) e das Cidades Educadoras. O encontro teve como objetivo avaliar as atividades realizadas até então e planejar ações para 2024, no contexto da consolidação desse Geoparque que abrange os municípios de Mata, Toropi, São Pedro, São Vicente, Nova Esperança, Jaguari, Santiago e São Francisco de Assis.

 

Mas afinal, o que é um Geoparque e por que ele é tão relevante? O Geoparque Raízes de Pedra nasceu com a missão de preservar o patrimônio geológico dessa região e, ao mesmo tempo, educar o público sobre temas geológicos e ambientais. Por meio de pesquisas, geociência e turismo sustentável, o Geoparque busca promover o conhecimento e a conscientização.

 

O Geoparque Raízes de Pedra almeja o reconhecimento internacional da Unesco. Para a organização, os Geoparques são áreas geográficas que unificam sítios e paisagens de relevância geológica internacional. Eles são administrados com base em um conceito holístico que envolve proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sob a coordenação da professora Ângela Marinho, pró-reitora de extensão da IFFar, o Geoparque Raízes de Pedra está trilhando esse caminho rumo à certificação.

 

Além das Prefeituras da região, o Geoparque conta com o suporte técnico e o apoio de docentes da UFSM, IFFar e Unipampa. Essa colaboração multidisciplinar fortalece a missão de preservar nossa história geológica e construir um futuro mais consciente e sustentável.


Veja também:


22/05/2024 | 10h29min

» : Números mais recentes das enchentes no RS desta quarta-feira

22/05/2024 | 09h53min

» : Cerca de 2 mil pessoas em 13 municípios recebem valores do pix nesta semana

22/05/2024 | 06h55min

» : Governo discute moradias para os afetados pelas chuvas com setor da construção civil


Comentários:


Voltar ao topo