No ar:
Uma Luz Em Seu Caminho - Paróquia Nossa Senhora da Conceição    06h45min às 07h00min

Ouvir!     

» Geral » Coronavírus


05/05/2020 | 16h32min

Momento de incerteza também é sentido na cultura gaúcha

Esperança é de que até setembro, tudo tenha passado para que os Centros de Tradições Gaúchas e Piquetes possam realizar, de alguma forma, suas atividades

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

O momento de incerteza também é sentido na cultura gaúcha, com eventos sem programação em função do coronavirus. A esperança é de que até setembro, tudo tenha passado para que os Centros de Tradições Gaúchas e Piquetes possam realizar, de alguma forma, suas atividades.

 

Ronaldo Lavarda, que é integrante do CTG Coxilha de Ronda e do Movimento Tradicionalista Gaúcho, afirma que é impossível prever alguma programação.

 

  A patronagem do  CTG deve se reunir nesta semana para alinhar suas atividades até setembro, já que o que tinha sido programado foi cancelado. A programação da Semana Farroupilha 2020 já estava pronta. Discute-se neste momento o cancelamento ou mudança de data. 

 

Ronaldo disse que todos estão na eminência dos decretos que regulam os eventos para liberação ou não das atividades.

 

O CTG Coxilha de Ronda, por exemplo, investe cerca de R$ 100 mil só em conjuntos, o que seria um risco para época. Os eventos programados pelo MTG, como a festa campeira, considerada “ a copa do mundo do laço”, que deveria ocorrer no mês de março, ficou transferida sem previsão de ser realizada neste ano.

 

Outro evento suspenso foi o Entrevero de Peões, que deveria acontecer em abril, assim como a Ciranda Cultural de Prendas, prevista para este mês, em Santa Maria, além dos concursos regionais de peões e prendas, marcados para junho.

 

Salienta-se também,  que por conta da pandemia, o mandato de prendas e peões do RS passou para mais um ano, porque neste momento não tem como realizar o concurso.

 

Diante disso o Movimento Tradicionalista Gaúcho tem apresentado novas alternativas. Em reunião virtual do Conselho Diretor na semana passada, foi discutido o uso dos meios eletrônicos para que jovens e tradicionalistas em geral possam participar. O primeiro evento definido foi o 1º Festival de Chula Web, onde crianças de até 12 anos enviaram seus vídeos para a página do MTG.

 

 Agora, o novo concurso é – Laços em Família. Consiste em provas de vaca parada, onde os participantes também enviarão seus vídeos como forma de manter as  atividades tradicionais, mesmo que de forma bem diferente daquela praticada pelos gaúchos.

  


Veja também:


04/06/2020 | 15h35min

» Cidadania: Com o fim da estiagem, Programa de Aquisição Alimentar voltou a ficar mais farto

04/06/2020 | 11h57min

» Pandemia: No mesmo dia, Santiago registra dois casos de Coronavírus

04/06/2020 | 09h53min

» Tráfico: Operação "Capadócia" deflagrada em Santiago prende traficantes e apreende drogas no bairro São Jorge


Comentários:


Voltar ao topo