No ar:

Ouvir!     

» Geral » Literatura


17/11/2018 | 10h18min

Livro mistura suspense e fantasia em reflexão sobre violência no país

"Caveiras" aborda Bope, guerra nas favelas e a morte de crianças no Rio

Jornalista e escritor Vitor Abdala. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/DivulgaçãoJornalista e escritor Vitor Abdala. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Divulgação

O assassinato de crianças e um estado de guerra constante no Rio de Janeiro são a inspiração para o romance Caveiras, do jornalista carioca Vitor Abdala. O livro conta a história do assassinato do menino Serginho, morador de uma comunidade do Rio de Janeiro. O principal suspeito do crime, testemunhado pela mãe da vítima, é o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do estado, o Bope.

 

“Caveiras é uma alegoria que faz uso do suspense e da ficção fantástica para criticar essa política de insegurança que existe há décadas no Brasil e para fazer o leitor refletir sobre os custos dessa guerra e da indiferença social para o sofrimento dos outros, em especial das crianças”, afirma Abdala.

 

Ao longo das 190 páginas, o livro narra a saga de um jornalista carioca que, após receber um pedido de ajuda da mãe de Serginho, enfrenta todos os obstáculos burocráticos e de segurança possíveis para publicar a verdade. A história ainda ganha um 'quê' surrealista quando se descobre um segredo que envolve o Bope.   

 

“O viés de guerra que sempre predominou na política de segurança do Rio, e se espalhou para outros lugares do país, é uma metáfora usada para tratar desse tema”, explica Abdala e complementa: "Curiosamente, a vitimização do público infantil pela violência é algo pouco estudado e que recebe pouca atenção da mídia, a não ser quando eventualmente um caso como esse choca a população, como foi o caso da morte da menina Isabella Nardoni, em 2008”, conta o autor.

 

EBC


Veja também:


21/05/2019 | 17h22min

» Educação: Acadêmicas do curso de Pedagogia da Uri, tiveram artigos publicados em livro

21/05/2019 | 17h09min

» Educação: A escola São José se propôs a um desafio: mudar o mundo

21/05/2019 | 17h04min

» Cidade: Santiago recebe veículos para renovar a frota e melhorar serviços nas secretarias


Comentários:


Voltar ao topo