No ar:
A Voz do Brasil - EBC Serviços    19h00min às 20h00min

Ouvir!     

» Geral » 7 de Setembro


07/09/2020 | 08h35min

Live para falar do Dia da Independência do Brasil

Neste ano, por causa da pandemia as festividades foram suspensas, entre elas os tradicionais desfiles reunindo militares, estudantes e algumas entidades

Imagem: divulgaçãoImagem: divulgação

Brasil comemora 198 anos de Independência.   O  dia 7 de setembro de 1822,  ficou conhecido pelo episódio do “Grito do Ipiranga”.A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do Rio Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom   Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes. Em seguida, gritou “Independência ou Morte” e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal.

 

Neste ano, por causa da pandemia  as festividades foram suspensas, entre elas os tradicionais desfiles reunindo militares, estudantes e algumas entidades. A instabilidade do tempo amenizou um pouco o vazio de não ter o desfile em função do coronavírus, mantendo-se a expectativa de um grande evento para setembro de 2021.

 

Os temas, entretanto, o Hino Nacional Brasileiro e a Força Expedicionária Brasileira, foram apresentados em forma de mensagem pelas escolas, em emissoras de rádio na cidade e pela internet, com ênfase ao Hino Nacional Brasileiro. Hoje inclusive, a partir das quatro da tarde, na página da Secretaria Municipal de Educação no face book, haverá uma livre com as presenças do escritor, Froilan Oliveira ( que contextualizará o hino na visão literária) e a professora de história Pâmela Pozzer, abordando a importância do mesmo na história do Brasil. Segundo  ela  a versão do hino, cantada por todos os brasileiros, não foi sempre assim.

 

A live é uma promoção do Colégio Medianeira e Secretaria Municipal da Educação com mediação dos professores, Rodrigo Neres, coordenador de cultura e Ronaldo Prestes do colégio Medianeira e também presidente da Casa do Poeta.

 

Já a banda de música da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realiza uma apresentação hoje, as seis da tarde em homenagem à Independência do Brasil, que pode ser acompanhada na página da 1ª Bda C Mec, pelo face book e youTub do GNI.

 


Veja também:


01/10/2020 | 11h28min

» Oportunidade: Auxiliar de cozinha e casal para fazenda estão entre as vagas do Sine

01/10/2020 | 10h08min

» Economia: Mais 3,9 milhões têm saque do auxílio de R$ 600 liberado nesta quinta

01/10/2020 | 10h03min

» Internacional: Itália vai prorrogar estado de emergência por covid-19 até janeiro


Comentários:


Voltar ao topo