No ar:
Ponto de Vista - Jones Diniz    10h00min às 12h00min

Ouvir!     

» Geral » Eleições 2020


11/11/2020 | 17h02min

Justiça eleitoral orienta sobre votação neste domingo

No dia da eleição, o eleitor deve portar um documento oficial com foto

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

Todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos e legalmente capaz é obrigado a votar

 

O voto é facultativo para os eleitores analfabetos , os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos. O horário da votação  é das 07 ás 17 horas. E para as pessoas com 60 anos ou mais, o horário  entre 07 e 10 horas é preferencial. O primeiro turno das eleições ocorre no dia 15 de novembro e, se houver, segundo turno, no dia 29 de novembro.

 

No dia da eleição, o eleitor deve portar um documento oficial com foto entre eles: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista ou carteira de habilitação. Apesar de não ser obrigatório, o título eleitoral é importante estar junto, já que nele consta informações importantes como o número e o local da sessão eleitoral. Se preferir baixe e instale o e-título  disponível na Google Play Store. As certidões de nascimento ou casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

 

Em Santiago as seções eleitorais que funcionavam na Caixa Federal foram transferidas, nesta eleição, para o salão paroquial da igreja matriz. Qualquer necessidade na hora da votação o presidente da sessão deverá ser consultado./ E desde ontem (10) nenhum  eleitor pode ser preso ou detido até 48 horas após o término da votação do primeiro turno, no próximo domingo (15).

 

A proibição de prisão cinco dias antes da eleição é determinada pelo Código Eleitoral (Lei 4737/1965), que permite a detenção nos casos de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.

 

O chefe do cartório eleitoral, Gidião  Damian, disse hoje que já iniciou a distribuição dos materiais das sessões eleitorais. Pediu aos primeiros presidentes da sessão que compareçam ao cartório nesta quarta-feira até as sete da noite para retirada do material, usando máscara e mantendo o distanciamento controlado em função da covid-19.


Veja também:


28/11/2020 | 16h38min

» Literatura: Professora da URI lança livro sobre catadores e a gestão dos resíduos sólidos urbanos

28/11/2020 | 16h35min

» Eleições 2020: PF prende em Portugal suspeito de invasão hacker ao TSE

28/11/2020 | 14h22min

» Abigeato: Brigada Militar de Cacequi prende dupla roubando uma ovelha


Comentários:


Voltar ao topo