No ar:

Ouvir!     

» Geral » Saúde


20/04/2021 | 16h30min

Incidência de febre amarela coloca população em alerta

A médica veterinária, Eva Muller da Vigilância Ambiental de Santiago pediu às pessoas do interior que ao se depararem com a morte de bugios ou macacos prego que comuniquem ao órgão público mais próximo

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

A incidência de febre amarela em municípios gaúchos na divisa com Santa Catarina a partir da morte de alguns bugios e macaco prego, considerados sentinelas a Secretaria Estadual da saúde lançou alerta sobre a circulação do vírus no RS, diferente de 2009, cujo início era pela região noroeste, divisa com a Argentina.

 

A médica veterinária, Eva Muller da Vigilância Ambiental de Santiago pediu às pessoas do interior que ao se depararem com a morte de bugios ou macacos prego que comuniquem ao órgão público mais próximo, para que a Secretaria da Saúde recolha material para comprovar ou não a circulação do vírus da febre amarela. 

 

Hoje a cobertura vacinal contra a febre amarela é eficiente, já que as crianças são vacinadas aos nove meses., Quem mora ou se desloca com frequência ao interior precisa verificar a caderneta de vacinação e, se for caso procurar uma unidade de saúde pra se vacinar.

 

Sobre a dengue, Eva Muller disse que o índice de infestação do mosquito aedes aegypty continua com índice médio três, mas é preocupante, já que foi registrado um caso em São Francisco de Assis, outros em Santa Maria e 29 casos de Chikungunya  em São Nicolau. Por isso é importante que as comunidades façam vistorias em ambientes abertos para evitar qualquer possibilidade de água parada.

 

 Os picos de temperaturas mais alta, associados à ocorrência de chuva, contribuem em muito para a proliferação do mosquito aedes. Quem coleta água da chuva para regar plantas precisa manter o reservatório sempre tampado. Uma simples casca de ovo é suficiente para a procriação, além de água suja e parada.


Veja também:


05/05/2021 | 12h06min

» Saúde: Centro Empresarial de Santiago ainda tem algumas doses para a vacina contra a Gripe

05/05/2021 | 11h13min

» Oportunidade: Motorista de carreta é uma das vagas do Sine de Santiago

05/05/2021 | 10h58min

» Publicidade: Sorteio especial Damian CenterLar!


Comentários:


Voltar ao topo