No ar:
Geração 2000 - Jones Diniz    20h10min às 23h59min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


10/06/2021 | 16h50min

Hortas medicinais em forma de relógio são desenvolvidas pela Emater, pastoral da saúde e famílias rurais

Cada planta está associada ao tratamento de um órgão do corpo humano

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

O relógio do corpo humano e as plantas medicinais é uma metodologia desenvolvida pela Emater em parceria com a pastoral da saúde e famílias rurais. Refere-se à construção de hortas medicinais em forma de relógio.

 

Cada planta está associada ao tratamento de um órgão do corpo humano. De acordo com a extensionista social, Clari Jane Machado Tessari o trabalho com as plantas implica em colher saúde, tanto pelo uso de fitoterápicos quanto pela harmonia psíquica gerada no ser humano.

 

 A prática do relógio do corpo humano e as plantas medicinais podem ser feita também pela população urbana. Mais informações junto ao escritório local da Emater.

 

 “Estamos com trabalhando com muito cuidado porque as coisas não andam bem” . A afirmação é do pároco de Santiago, Alvano Freitas ao se referir sobre a atividade paroquial de Santiago. Em meio aos cuidados as ações estão mais aceleradas do que no ano passado.

 

O padre observou que as prioridades do momento são a retomada do processo de formação de agentes de pastoral de forma geral, especialmente catequistas, ministros e todos que atuam na cidade e interior./ Em relação às celebrações eucarísticas nunca deixaram de acontecer, mediante o cumprimento de todos os protocolos, mesmo com número reduzido de pessoas.

 

Alguns eventos como: encontros de comunidades, de catequistas, retiros e outros ligados ao campo de formação não estão sendo realizados, ou andando de forma lenta em função da situação pandêmica.

 

  A paróquia Nossa Senhora da Conceição de Santiago talvez seja única da diocese que optou por continuar caminhando. Alvano lembra que dentro do quadro de pandemia a instituição foi ousada em determinados momentos “mas sempre com cuidado”. Ainda existem paróquias que estão realizando apenas as celebrações de final de semana.


Veja também:


12/06/2021 | 16h47min

» Saúde: Sábado foi de vacinação em Santiago para 56 e 57 anos e nesta segunda será a vez de 55 anos

12/06/2021 | 16h32min

» Pandemia: Ministério da Saúde confirma antecipação da vacina da Johnson

12/06/2021 | 16h27min

» Meio Ambiente: Caixa lança programa de preservação ambiental


Comentários:


Voltar ao topo