No ar:
Clube do Ouvinte - Jorge Augusto Gonçalves    20h10min às 22h00min

Ouvir!     

» Geral » Clima


18/01/2019 | 22h59min

Governo do RS articula-se para buscar recursos federais a atingidos por chuvas

Objetivo é reconstruir as áreas atingidas por temporais e enchentes

 Eduardo Leite viu de perto os danos causados pelos temporais. Foto: Itamar Aguiar/Divulgação Eduardo Leite viu de perto os danos causados pelos temporais. Foto: Itamar Aguiar/Divulgação

O governo do Estado definiu, nesta sexta-feira (18), novos encaminhamentos a serem feitos ao governo federal para dar suporte às cidades afetadas pela chuva das últimas semanas. Todo o apoio técnico necessário para facilitar a captação de recursos federais será oferecido às prefeituras, com o objetivo de reconstruir as áreas atingidas por temporais e enchentes.  

 

As demandas foram encaminhadas pelo governador Eduardo Leite em reunião com o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni, e o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, Julio Cesar Rocha Lopes. Leite pediu que ambos mantenham contato com a União para agilizar os trâmites.

 

"O Estado tem dado o suporte necessário nesse primeiro momento, mas as próximas etapas, que exigem um aporte maior de recursos para reconstrução de espaços públicos, estradas e pavimentação, dependem do governo federal. Por isso, é importante articularmos as ações para que elas ocorram da forma mais ágil possível", explicou o governador.

 

Com o reconhecimento, por parte do Estado, dos decretos de situação de emergência dos municípios, agora resta a homologação pela Defesa Civil Nacional. Assim que isso ocorrer, será possível que as prefeituras peçam recursos para a reconstrução. Os moradores que tiveram prejuízos com a chuva também poderão solicitar o saque do FGTS, a partir de critérios definidos pela Caixa Econômica Federal.


Veja também:


18/02/2019 | 17h33min

» Publicidade: Semana com Verão Damian CenterLar é muito melhor!

18/02/2019 | 16h51min

» Trânsito: Motoristas têm trinta dias para se adaptarem às novas mudanças no trânsito

18/02/2019 | 16h43min

» Alerta: E o já conhecido golpe do carro estragado foi tentado em Santiago


Comentários:


Voltar ao topo