No ar:

Ouvir!     

» Geral » Saúde


26/08/2020 | 09h53min

Estudo da USP mostra melhora no consumo de alimentos saudáveis

Durante pandemia, aumentou ingestão de frutas, hortaliças e feijão

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

A pandemia tem feito muita gente mudar hábitos, entre eles o consumo frequente de comida caseira e fresca. É o que mostram as primeiras análises do Estudo NutriNet Brasil, que envolveram 10 mil participantes e indicam aumento generalizado na frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6%) durante a pandemia.

 

Segundo o professor Carlos Monteiro, coordenador do NutriNet Brasil, essa mudança positiva no comportamento alimentar pode ser explicada por alguns fatores. “As novas configurações causadas pela pandemia na rotina das pessoas podem tê-las estimulado a cozinhar mais e a consumir mais refeições dentro de casa. Além disso, uma eventual preocupação em melhorar a alimentação e, consequentemente, as defesas imunológicas do organismo, podem ser consideradas". O Estudo NutriNet é executado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP).

 

A evolução positiva na alimentação, no entanto, foi acompanhada por um aumento no consumo de alimentos ultraprocessados nas regiões Norte e Nordeste e entre as pessoas de escolaridade mais baixa. Esses resultados sugerem desigualdades sociais na resposta do comportamento alimentar à pandemia.

 

O consumo de alimentos in natura ou minimamente processados fortalece os mecanismos de defesa do organismo, já a ingestão de comidas ultraprocessadas favorece o aparecimento de doenças crônicas que aumentam a letalidade da covid-19. Refrigerantes, bolachas, pratos congelados, salgadinhos, bolos prontos e mistura para bolos, cereais matinais, macarrão instantâneo, pães de forma, sorvetes e bebidas com sabor de frutas fazem parte do grupo de alimentos ultraprocessados.


Veja também:


22/09/2020 | 16h37min

» Trânsito: Mesmo com diversas medidas, tem acúmulo de exames no Detran

22/09/2020 | 16h24min

» Meio Ambiente: Mais de cinco mil mudas de flores já estão sendo produzidas pelo horto florestal de Santiago

22/09/2020 | 16h20min

» Abastecimento: Corsan adota novo padrão para ligações de água nos imóveis


Comentários:


Voltar ao topo