Nesta segunda-feira (11) acontece importante reunião da Superintendência Regional da Corsan em Rosário do Sul, com todo o pessoal da área técnica e manutenção para definição de ações neste ano de 2021 em toda a região, incluindo a cidade de Santiago.
De acordo com o gestor da unidade , Lusardo Parise deverão ser ajustados novos contratos para melhorias. Cita que em Santiago o ano de 2020 encerrou com obras importantes, como a conclusão da rede adutora na rua Dr. Rivota que está em fase de testes além da substituição de algumas redes precárias no bairro Itu./ Outro projeto importante é o estudo da barragem e execução da obra de aumento da bacia de captação.
Lusardo salientou que neste ano a Corsan deverá iniciar a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, faltando apenas questões de ordem ambiental, que devem ser resolvidas nos próximos dias.
A ETE já teve aprovado o projeto pela Corsan e licitada a empresa que vai construir. Só para a construção da Estação de Tratamento serão investidos R$ 14 milhões, além das ligações na rede. A área adquirida pela estatal está localizada próxima do Bairro Ana Bonato. Num primeiro momento a ETE vai tratar até 50 litros por segundo, podendo ser ampliada na sequência. Isso equivale ao tratamento de 50% do esgoto da cidade, por gravidade.
O outro passo são investimentos no bombeamento para levar o esgoto de outra parte da cidade até a ETE.