No ar:

Ouvir!     

» Geral » Saúde


12/08/2020 | 10h19min

Estagiárias da Psicologia produzem cartilhas orientadoras e informativas sobre o contexto da pandemia

As escritas são direcionadas para todos os públicos

Recentemente, estagiárias do curso de Psicologia da URI Santiago produziram cinco cartilhas orientadoras e informativas sobre o contexto da pandemia pela COVID 19, com o objetivo de acessar a comunidade e os diferentes sujeitos nela inseridos. Para tanto, as escritas são direcionadas para todos os públicos, já que os temas versam sobre saúde mental e o enfrentamento do estresse e ansiedade diante do cenário atual. Há ainda uma cartilha específica para crianças, que contou com a participação de uma colaboradora infantil, Isabelli Carlosso Irion, e outra voltada ao público idoso. Para completar as produções foi criada uma história infantil que tem como título “A história de um vírus muito travesso”, com a intenção de aproximar ainda mais o público infantil da realidade atual, a partir de referências que não remetam apenas aos sofrimentos e perdas advindos do vírus.

 

A supervisora acadêmica das estagiárias, professora Fernanda Barichello, lembra que “a produção das cartilhas partiu de uma parceria entre a Clínica Escola e algumas acadêmicas, que já haviam demonstrado disponibilidade e interesse em vincular algumas práticas remotas possíveis no período de estágio ao exercício de escritas lúdicas”. A professora destaca que sua tarefa, enquanto supervisora, foi apenas acolher, supervisionar e dar um lugar para um desejo produzido na relação entre todas.


Essa atividade está vinculada às práticas de Estágio em Ênfase B (clínica) e Ênfase A (institucional) e foram realizadas pelas acadêmicas formandas Ana Délis Santos da Silva, Andressa Bittencourt Flores, Jordana Gindri, Kályta Wutzki Pinto, Nitheli Cardoso Bissaco e Thayara Carlosso Irion.   
 

Conforme a responsável técnica da Clínica Escola, psicóloga Cláudia Bolzan Pinto, as cartilhas serão impressas e disponibilizadas aos pacientes que forem, gradualmente, retornando aos atendimentos.

 

ACESSE

 


Veja também:


19/09/2020 | 07h38min

» Ciência: Fapergs divulga vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho

19/09/2020 | 07h33min

» Agricultura: Projeto pretende resgatar e conservar parte da diversidade genética da erva-mate no RS

19/09/2020 | 07h26min

» Pandemia: Vacina contra Covid-19 deve estar disponível no começo de 2021, diz presidente da Anvisa


Comentários:


Voltar ao topo