A Emater-Ascar, escritório de Santiago propõe a valorização, no meio rural, das plantas medicinais e condimentares, por fazerem parte da vida de todos os seres vivos desde o princípio. Elas podem ser encontradas nas casas de árvores, sementes e folhas.
De acordo com a extensionista social, Clari Jane Machado Tessari, as plantas medicinais sempre existiram e foram estudadas pelo homem primitivo, como único recurso da época.
A Emater enquanto instituição está incentivando a construção de hortas e ao resgate das plantas medicinais e condimentares, como salsa, gengibre, alecrim, alho, cebola. Através de parceria com a pastoral da saúde, especialista nesta área deverá frequentar o meio rural e desenvolver encontros com as comunidades para a produção hortaliças.
Clari Jane disse que além dos hortifrúti tradicionais também é importante a produção das plantas medicinais que pode iniciar com a troca de mudas envolvendo toda a família neste processo. Informações complementares sobre o assunto estão á disposição na Emater.