No ar:
Amanhecer nos Pampas - Luiz Fernando Rocha    05h30min às 06h30min

Ouvir!     

» Geral » Agricultura


10/06/2019 | 16h53min

Emater de olho na chuva para o plantio do trigo

Expectativa de plantio para Santiago é de 5.500 hectares de trigo. Junho e julho prometem chuva normal, agosto um pouco abaixo

Chuvas ainda estarão dentro do normal. Foto: Ieda BeltrãoChuvas ainda estarão dentro do normal. Foto: Ieda Beltrão

Para o próximo trimestre o prognóstico climático coloca o enfraquecimento do fenômeno El nino, com inversão de temperatura no Oceano Pacífico e Equatorial que influencia no clima.

 

Conforme o engenheiro agrônomo da Emater, Marcelo Gomes Steiner, para o mês de junho e julho, as chuvas ainda estarão dentro do normal, com tendência para o mês de agosto, abaixo do normal. Ele ressalta que a Emater vai acompanhar este processo, tendo em vista a próxima safra,  já que  foram seis temporadas com chuva acima da média.

 

Em relação ao trigo, o período agora é de semeadura. Para toda a região de Santiago, Capão do Cipó, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis e Unistalda, a  data de semeadura do trigo iniciou no dia 21 de maio e vai  até o dia 10 de julho.

 

 O produtor não precisa se afobar e pode fazer a semeadura com calma para que a planta se desenvolva bem. A expectativa de plantio  para Santiago é de  5.500 hectares de trigo.

 

Na região Central do Estado, a perspectiva de área de plantio para esta safra de trigo é de cerca de 40 mil hectares, em torno de 10% maior do que a anterior.

 

Foram plantados menos de 5% do total até agora. Os municípios de Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Santiago, Capão do Cipó e Jari são responsáveis por 71% da área de trigo da região. Caso o tempo não seja favorável, poderá ocorrer um impacto negativo na implantação das lavouras, pois o longo período de chuva atrasou o plantio e, com isso, alguns produtores podem desistir de implantar a cultura nesta safra.


Veja também:


19/06/2019 | 18h29min

» Polícia: Decretada prisão preventiva de mãe suspeita de matar a filha recém-nascida

19/06/2019 | 15h13min

» Trânsito: Brigada Militar de Santiago realiza ação conjunta com Guarda Municipal

19/06/2019 | 11h27min

» Comércio: Centro Empresarial de Santiago realiza segundo sorteio da Campanha Comprar Aqui É Bom Demais.


Comentários:


Voltar ao topo