O principal público atendido pelo escritório municipal da Emater de Santiago foi os agricultores e pecuaristas familiares. Foram prestados serviços de assistência técnica e extensão rural e social para 555 famílias em 64 localidades do município.
A agregação de valor na formalização de produtos processados, inclusão de agroindústrias no programa – Sabor Gaúcho e adesão ao SUSAF - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte -, aumentará os canais para comercialização em Santiago e região, principalmente nos mercados institucionais que priorizam os fornecedores locais da agricultura familiar.
Ao mencionar as atividades do ano de 2020, o chefe do escritório, Dairton Lewandowisk cita que na questão de segurança alimentar e nutricional o município está viabilizando a formalização de estabelecimentos de alimentos processados com a implantação do Serviço de Inspeção Municipal, com apoio a criação de agroindústrias e adesão ao SUSAF. Também é essencial o trabalho de orientação e educação para promoção da saúde das famílias rurais, buscando complementar o bem estar das famílias no âmbito econômico, social e ambiental.
As Ações da Assistência Técnica e Extensão Rural, executadas pela Emater foram orientadas no sentido de privilegiar o acesso aos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais das famílias ou pessoas beneficiárias, possibilitando-lhes que fizessem suas próprias escolhas na utilização da inovação tecnológica das políticas e nas formas de participação social.