No ar:
Santiago Atualidade - Paulo Pinheiro    10h00min às 11h25min

Ouvir!     

» Geral » Segurança


13/09/2019 | 16h58min

Em Santiago, juíza alerta alerta para o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

A juíza Ana Paula Nichel Santos ressalta que entre 85% e 90% das situações, crianças e adolescentes são abusados por pessoas conhecidas

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

A titular do juizado da infância e da juventude de Santiago alerta a população quanto ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

 

A juíza Ana Paula Nichel Santos ressalta que esta prática pode ocorrer de forma intrafamiliar e intraredesocial, onde o autor pode ser uma pessoa conhecida ou não e até parente da vítima. Chama atenção dos pais para  o cuidado com as redes sociais dada a vulnerabilidade da criança e do adolescente  frente a uma situação de risco.

 

De acordo com a magistrada, as pessoas estranhas respondem por um pequeno percentual dos casos registrados. Entre 85% e 90% das situações, crianças e adolescentes são abusados por pessoas conhecidas, como; pais, padrastos, parentes, vizinhos, amigos, babás, entre outros./ No ponto de vista físico o pedófilo é igual a qualquer outra pessoa.

 

Os crimes sexuais são praticados por pessoas de todos os níveis socioeconômico, religiosos e étnicos, não estando atreladas a questões financeiras. Ana Paula destaca a necessidade de se observar os comportamentos das crianças e ter a compreensão a respeito disso e que a responsabilidade pela conduta é do autor da violência.

 

A juíza mencionou ainda que o abuso sexual acontece no período diurno. Em apenas 30% dos casos há evidências físicas. Ou seja: lesões nas vítimas. A denúncia de suspeita de abuso sexual contra crianças e adolescentes pode ser feita anonimamente por qualquer cidadão através do disque 100; diretamente aos órgãos policiais ou ao Conselho Tutelar.


Veja também:


17/10/2019 | 09h38min

» Cidadania: Unidade do Taifa é reinaugurado no bairro Missões

17/10/2019 | 09h24min

» Saúde: Senado aprova obrigação de exame em 30 dias para diagnóstico de câncer

17/10/2019 | 09h19min

» Economia: Caixa e BB iniciam nova fase de pagamento do PIS/Pasep


Comentários:


Voltar ao topo