No ar:

Ouvir!     

» Geral » Pandemia


13/08/2020 | 10h50min

Em Santiago, índices de contaminação de covid-19 seguem controlados e recuperados são mais de 85%

Na avaliação do secretário de Saúde, Éldrio Machado, esses números indicam a eficácia das estratégias de enfrentamento a pandemia definidas ainda no mês de março

O uso da máscara é seguido pela população. Foto: Ieda BeltrãoO uso da máscara é seguido pela população. Foto: Ieda Beltrão

Os boletins epidemiológicos que são divulgados diariamente no site da Prefeitura de Santiago registram há mais de dois meses um índice de recuperação do coronavírus acima de 80%. E chegou a ter um pico, numa semana de julho, de mais de 90%. O número de pessoas com sintomas fica numa média de 15% a 20%. Na avaliação do secretário de Saúde, Éldrio Machado, esses números indicam a eficácia das estratégias de enfrentamento a pandemia definidas ainda no mês de março.

 

"É natural o aparecimento de casos novos quase todos os dias, justamente porque mantemos toda uma investigação no entorno de cada pessoa com sintomas que é atendida por nossas equipes no Centro de Triagem Covid (CTC), em frente do Hospital. A pessoa é monitorada, fica em isolamento, fornecemos medicamentos e essas estratégias estão dando certo, porque nossos índices de contaminação seguem estáveis", considerou o secretário de saúde, que comemora o fato de que, nesta quarta, 12, não há nenhum paciente de Santiago hospitalizado na ala covid, mas sim pacientes de outros municípios. (Clique aqui  para conferir)

 

Ele ressalta que em relação aos tratamentos os médicos possuem toda a autonomia. E que o município optou por não aplicar o protocolo que envolva a hidroxicloroquina e outros medicamentos alternativos, pois um houve um entendimento de que deve ser preservada a conduta médica. Eles é que avaliam a necessidade do uso ou não, em concordância com os pacientes. Eldrio salienta que tais medicamentos estão disponíveis na Farmácia Básica, caso o médico decida pelo uso.

 

O trabalho nas Estratégias de Saúde da Família seguem com o atendimento nos casos mais urgentes, também para gestantes, doentes crônicos e renovação de receitas.


Veja também:


19/09/2020 | 07h38min

» Ciência: Fapergs divulga vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho

19/09/2020 | 07h33min

» Agricultura: Projeto pretende resgatar e conservar parte da diversidade genética da erva-mate no RS

19/09/2020 | 07h26min

» Pandemia: Vacina contra Covid-19 deve estar disponível no começo de 2021, diz presidente da Anvisa


Comentários:


Voltar ao topo