No ar:
Baita Chão - Marco Antônio Nunes e Marcelo Peronio    15h00min às 16h00min

Ouvir!     

» Geral » Comportamento


15/05/2019 | 09h47min

Educador afirma que o negro ainda é discriminado

O professor Amarildo Ferreira é palestrante na 17ª Semana Nacional de Museus

Professor Amarildo. Foto: Ieda BeltrãoProfessor Amarildo. Foto: Ieda Beltrão

O professor Amarildo Ferreira que é palestrante na 17ª Semana Nacional de Museus em Santiago falou sobre o reconhecimento da cultura negra. Indagado sobre a situação do negro hoje, disse que mudou pouca coisa. Ressalta que no século XVI, por volta de 1580 até o século XXI, em 2019, só mudou, na prática, a “ chibata”. A discriminação continua acentuada de forma psicológica e social.

 

Lembrou os 131 anos da libertação da escravatura, celebrados na última segunda (13), e questionou –“ que libertação foi essa”?, que largou os negros sem nenhuma condição de moradia e sem nada, simplesmente por pressão da Inglaterra, que resultou no ato da Princesa Isabel a qual, segundo o professor não foi boa para o povo negro.

 

Amarildo Ferreira salientou que o que se quer hoje é respeito e oportunidade, pois perante Deus, todos são iguais.

 

 A discriminação existente ainda no século XX ocorre por estar enraizada. “ Só quem pode acabar com esta raiz é o tempo”, comenta o educador. Ele combateu ainda os apelidos pejorativos atribuídos aos negros como: macaco, saci, negro, negrão, entre outros.”Isto precisa acabar, iniciando dentro das casas e nas escolas, promovendo o processo de igualdade das pessoas, independente de sua cor de pele”, finalizou o professor.

 

 A Semana Nacional dos Museus segue nesta quarta (15) com palestras e oficinas, tendo como local o auditório cultural Melvin Jones. Mais de 200 alunos  já prestigiaram o evento desde sua abertura ontem pela manhã.

 

 O coordenador do museu Pedro Palmeiro, Vanderlei Almeida avalia como positiva esta oportunidade que vem para enriquecer a cultura dos estudantes.

 

 


Veja também:


18/07/2019 | 11h05min

» Solidariedade: Campanha do Agasalho de Santiago perto de 70 mil peças arrecadadas

18/07/2019 | 10h20min

» Saúde: Excesso de café aumenta chance de pressão alta em pessoas predispostas

18/07/2019 | 10h17min

» Comportamento: Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens


Comentários:


Voltar ao topo