No ar:
Baita Chão - Marco Antônio Nunes e Marcelo Peronio    15h00min às 16h00min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


12/03/2020 | 09h04min

Dois casos de suspeita de coronavírus estão sendo investigados em Santiago

Casal esteve recentemente na Itália e procurou a secretaria de Saúde com fortes sintomas de gripe

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

A portaria do Ministério da Saúde, que trata da regulamentação e operacionalização das medidas de enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (12). Ela é fundamentada na Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 30 de janeiro de 2020, em decorrência da infecção pelo Covid-19.

 

De acordo com a portaria, entre as medidas que poderão ser adotadas para resposta à emergência de saúde pública está o isolamento, que objetiva a separação de pessoas sintomáticas ou assintomáticas, em investigação clínica e laboratorial, de maneira a evitar a propagação da infecção e transmissão local.

 

QUATRO CASOS NO RS

 

A Secretaria Estadual da Saúde contabiliza quatro casos de coronavírus no Rio Grande do Sul. De acordo com a órgão, os dois novos casos são de Caxias do Sul e de Porto Alegre.

 

EM SANTIAGO CASAL EM ISOLAMENTO

 

Em Santiago, segundo o secretário municipal de Saúde, Éldrio Machado, dois casos suspeitos estão sendo monitorados. Um casal que esteve na Itália recentemente procurou o PAN com fortes sintomas de gripe. Eles estão isolados recebendo atendimento da equipe da secretaria de Saúde. A coleta de secreções foi feita e encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). O diagnóstico deve chegar ainda nesta semana.  


Veja também:


30/03/2020 | 13h43min

» Saúde: Saiba o que os serviços de saúde estão fazendo para o enfrentamento ao coronavírus e outras enfermidades

30/03/2020 | 13h34min

» Clima: Estiagem: caminhões pipa abastecem mais de 50 famílias no interior de Santiago

30/03/2020 | 13h16min

» Coronavírus: Ouça a entrevista do prefeito Tiago Gorski em que pede cautela em relação ao comércio


Comentários:


Voltar ao topo