A Defensoria Pública apresentou aumento no atendimento e redução significativa de custo de serviço. A Defensoria Pública de Santiago, deste o início deste ano até o dia 10 de dezembro fez mais de 10 mil atendimentos, aumento de 20% na comparação com 2020.
Conforme o defensor Lucas Mazo o trabalho foi feito com o mesmo número de servidores. Citou por exemplo, que em termos de manifestação processual, aquilo que sai da Defensoria e vai para o Fórum, foram cerca de 100 mil no curso deste ano. Tudo isso passando pela colaboração dos estagiários e dos defensores públicos. Mazo enfatiza que os números ficam mais expressivos ainda quando se trata de Defensoria Pública estadual.
A Defensoria Pública Estadual em reunião na semana passada na Assembleia Legislativa apresentou seus números estaduais. Em todo o estado foram registrados mais de 1 milhão e 600 mil atendimentos, aumento de 45% na comparação com o ano passado.
Foram 12% a mais de assistidos. Isso significa em números absolutos 211 mil pessoas. Lucas Mazo salienta que a Defensoria Pública não divulgou os números apenas para prestar contas à sociedade, mas também para que a própria instituição possa melhor se organizar no futuro, seja no que se refere a servidores, comarcas, especificidades das demandas e os focos de atuação.