No ar:

Ouvir!     

» Geral » Estado


18/12/2021 | 17h31min

Corpo de Bombeiros Militar forma 119 sargentos e 25 tenentes

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou, nesta sexta-feira (17), a solenidade de formatura do Curso Básico de Administração Bombeiro Militar (CBA), e do Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP). As formações habilitaram 119 militares para 2º sargento e 25 para 1º tenente. A cerimônia ocorreu no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite e do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

 

O governador Eduardo Leite parabenizou e agradeceu aos formandos pelo compromisso com a missão de salvar e proteger a sociedade gaúcha, lembrando do heroísmo do sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós e do tenente Deroci Almeida, bombeiros que perderam a vida no exercício dessa missão durante o incêndio do prédio da Secretaria de Segurança Pública, em julho deste ano. “Lembramos a memória deles e destacamos a importância desta atividade, mas não nos resignamos com a característica inerente à função, que é a de ter a própria vida em risco. Agimos para diminuir os riscos e, na medida em que o Estado retoma a sua capacidade, estamos investindo na proteção daqueles que fazem a nossa segurança. Os melhores instrumentos, viaturas e equipamentos para que possam ter mais certeza do seu retorno para casa ao fim do dia de trabalho, essa é a nossa missão como governo”, afirmou.

 

Com 991 horas-aula, o Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento de Emergências e Defesa Civil (CBA) abordou disciplinas como Sistema de Comando de Incidentes, Administração patrimonial e financeira, Comunicação organizacional, Busca, salvamento e resgate, Tática de controle de incêndio e Análise de Risco. Foram três módulos, com aulas em ambiente virtual (EaD) e presencial que, ao fim, habilitaram os 25 sargentos do CBMRS a desempenharem as funções de 1º tenente bombeiro militar.

 

O Curso Superior de Tecnologia em Coordenação de Atividades de Bombeiro Militar teve 462 horas-aula em cinco módulos, sendo um deles presencial e quatro à distância, qualificando 3º sargentos e soldados a desempenhar as funções de 2º sargento bombeiro militar. Foram ministradas disciplinas nos módulos de Comunicação, Informação e Tecnologia no CBMRS, Fundamentos Jurídicos na Gestão Pública, Cultura, Cotidiano e Prática reflexiva, Procedimentos Administrativos do CBMRS e Funções Técnicas e Procedimentais no CBMRS.

 


Veja também:


27/05/2022 | 17h07min

» Política: Câmara discute aumento de pena para crimes contra idosos

27/05/2022 | 15h48min

» Trânsito: PRF atende acidente com lesões leves em São Borja

27/05/2022 | 13h48min

» Política: Instituído em Santiago o Dia Municipal da Cultura


Comentários:


Voltar ao topo