Desde que a pandemia do coronavírus começou, alguns termos ganharam força em 2020, como o lockdown. Praticamente todos os dias a palavra é dita ou escrita nos noticiários ou até mesmo pela população, que já está se familiarizando com o vocábulo. Mas, afinal de contas, o que é lockdown?
Lockdown é uma palavra de origem inglesa que significa bloqueio, confinamento ou fechamento total. Durante a pandemia, ela está sendo usada para descrever a fase mais severa da quarentena e do isolamento social, que é quando uma determinada região fica completamente fechada.
Durante o lockdown, a circulação de pessoas fica proibida, assim como o deslocamento para outras cidades ou regiões. A rígida medida permite apenas a manutenção das atividades que são consideradas como essenciais.
Diferente da quarentena, no lockdown, as vias são bloqueadas, impedindo que o cidadão vá para outra região. Os serviços liberados pelo governo funcionam sob fiscalização das autoridades. Em alguns países, quem não obedecer a medida restritiva pode ser penalizado com multas.
Entre os países que adotaram o lockdown estão China, Espanha, Itália, França, Argentina, entre outros. No Brasil, até o momento, os estados do Maranhão, Pará, Bahia, Fortaleza e Rio de Janeiro implementaram o bloqueio em alguns de seus municípios.