No ar:
A Voz do Brasil - EBC Serviços    19h00min às 20h00min

Ouvir!     

» Geral » Economia


01/09/2021 | 15h06min

Conta da luz fica mais cara e economizar se torna urgente

Em Santiago já foi pedido às equipes de iluminação pública para que façam a revisão dos postes com lâmpadas que seguem acesas durante todo o dia

Foto: Ieda BeltrãoFoto: Ieda Beltrão

Diante da campanha nacional para economizar energia, os consumidores já estão atentando para dicas importantes como: usar até 5 minutos para o banho,  não deixar portas e janelas abertas com ar condicionado ligado; só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário, utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; pintar o ambiente com cores claras; juntar roupas para passar de uma só vez e  retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências.

 

O vice-prefeito de Santiago, Marcelo Gorski de Matos disse que já foi pedido às equipes de iluminação pública para que façam a revisão dos postes com lâmpadas que seguem acesas durante todo o dia, assim como à comunidade que ligue para a secretaria de Obras informando sobre estas ocorrências. Na última terça (31) várias pessoas se manifestaram neste sentido.

 

Nessa terça-feira o governo anunciou um programa que dará desconto na conta dos consumidores residenciais e pequenos negócios que reduzirem de forma voluntária o consumo de energia.

 

A conta de luz fica mais cara a partir de hoje com a criação de uma nova bandeira tarifária devido à falta de chuva. A Bandeira Tarifária Escassez Hídrica – adiciona 14 reais e 20 centavos ás faturas para cada 100 quilowatts/hora/consumidos. 

 

O reajuste representa uma alta de 49,63% em relação á bandeira vermelha, patamar 2, que até agora era a mais alta do sistema. A nova bandeira deve permanecer em vigor até 30 de abril de 2022.


Veja também:


18/10/2021 | 17h12min

» Saúde: Ministério da Saúde distribui primeiro lote de Pfizer para adolescentes sem comorbidades

18/10/2021 | 16h57min

» Meio Ambiente: Cras Vó Ângela envolve usuários na produção de verduras em sua Horta Comunitária

18/10/2021 | 16h55min

» Meio Ambiente: Nesta quarta vai ter coleta de pneus em Santiago


Comentários:


Voltar ao topo