No ar:
Plantão Gaúcha - Rede Gaúcha Sat    22h00min às 23h59min

Ouvir!     

» Geral » Saúde


28/02/2019 | 09h33min

Como cuidar da higiene bucal de bebês e crianças

Cuidados com as gengivas e dentes são fundamentais para saúde dos pequenos

Foto: Divulgação/Marcelo Matusiak)Foto: Divulgação/Marcelo Matusiak)

Desde o surgimento dos primeiros dentinhos até o período de substituição dos chamados “dentes de leite” pelos definitivos, o tema traz dúvidas e preocupação na cabeça dos pais. A orientação é iniciar o processo de limpeza logo nos primeiros meses de vida, fazendo uso de uma gaze umedecida em água filtrada.

 

"Até o momento do nascimento do primeiro dente, é indicado fazer este procedimento pelo menos uma vez por dia. Assim que sair o dentinho é preciso utilizar uma escova com cerdas macias e de tamanho adequado à boca do bebê. Este processo deve ser feito uma vez ao dia, quando só houver incisivos inferiores e superiores na boca, e duas vezes, quando os molares de leite surgirem, por volta dos catorze até dezesseis meses de vida", explica o dentista com especialização em odontopediatra e associado da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Fernando de Borba Araujo.

 

A primeira consulta é indicada para os primeiros meses de vida, mesmo que não tenha, ainda, ocorrido o movimento da erupção (surgimento) dos dentes. O momento inicial é oportuno para trocar informações, orientar os familiares e dar início às ações preventivas de cáries, gengivite e trauma dental.

 

Outro momento de muitas dúvidas entre os pais é quando acontece a queda dos dentinhos chamados “de leite”. O processo inicia por volta dos seis anos e não deve causar preocupação em pais e filhos.

 

"A queda dentária é um processo extremamente natural. Os primeiros a cair são os incisivos centrais e inferiores, normalmente aos pares. Esse fenômeno se estende até por volta dos doze anos de idade, quando caem os dois molares de leite. A partir daí, os dentes permanentes já devem estar presentes na boca", finaliza.

 

Outro lembrete é o incentivo dos pais, familiares e professores a sempre manterem uma rotina de higiene bucal. É importante mostrar de forma lúdica e divertida a importância de manter os dentes e boca limpos.


Veja também:


22/05/2019 | 13h41min

» Educação: Sabedoria de dona Zeni sobre plantas medicinais encantou alunos da escola João Evangelista

22/05/2019 | 11h19min

» Oportunidade: Aplicador de inseticida é uma das vagas do Sine de Santiago

22/05/2019 | 11h16min

» Economia: 83 milhões de brasileiros possuem ao menos uma compra parcelada


Comentários:


Voltar ao topo