No ar:
Amanhecer nos Pampas - Luiz Fernando Rocha    05h00min às 06h30min

Ouvir!     

» Geral » Segurança


25/11/2021 | 09h59min

Comandante do 5º Rpmon destaca Santiago como referência em segurança

Major Noé Jesus da Costa, diz que um exemplo são as abordagens. Foram mais de 37 mil somente em 2021

Foto: Júlio Martins/ DivulgaçãoFoto: Júlio Martins/ Divulgação

No último “Conversas com o Parlamento” do mês de novembro, a Câmara de Vereadores recebeu a visita do Major Noé Jesus da Costa. Entre outros assuntos, o Comandante do 5ºRPMon abordou temas pertinentes, apresentados detalhes da atuação da Brigada Militar em Santiago e nas demais cidades da área de abrangência. Após uma exposição detalhada de estatísticas e detalhes do dia a dia, Noé respondeu a questionamentos dos vereadores e, assim como na visita do Delegado Guilherme Milan Antunes, da Polícia Civil, reforçou que Santiago é uma cidade acima da média no combate à criminalidade e o quanto a comunidade vive com a sensação permanente de segurança.

 

“Um exemplo são as abordagens. Foram mais de 37 mil abordagens somente em 2021. É muito difícil alguém de fora passar por Santiago sem ser abordado em algum momento”, destacou o comandante.

 

O Major Noé também destacou a importância da comunidade na atuação da corporação, até mesmo quando critica. Segundo ele, apesar delas, na grande maioria das vezes o trabalho tem a aprovação e mesmo quando isso não acontece, algo de positivo se leva das situações. Ainda sobre corporação, o comandante confirmou o efetivo de soldados está completo, o que muitas vezes dificulta a transferências de santiaguenses para a cidade.

 

Em relação aos números apresentados e às principais ações, o Major destacou o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que somente em 2021 deve formar mais de 600 alunos, desenvolvendo neles habilidades para evitar influências negativas e a implantação da Patrulha Maria da Penha, implantada em abril, e que vem ajudando a reduzir os índices daquela que vem sendo a principal ocorrência atendida em Santiago.

 

“Em 2020 registramos 367 casos de Maria da Penha, enquanto em 2021, até o momento foram registrados 286″, acrescentou.

 

Na lista de principais ocorrências estão os delitos de trânsito. Além dos acidentes com lesões e danos materiais, também se destacam  a violação da suspensão do direito de dirigir e, no topo das ocorrências, a entrega da direção a pessoas sem habilitação.

 

Fonte: Câmara de Vereadores


Veja também:


08/12/2021 | 13h10min

» Saúde: Pfizer diz que proteção contra ômicron necessita três doses

08/12/2021 | 13h06min

» Educação: Publicada medida provisória que cria o Programa Internet Brasil

08/12/2021 | 11h52min

» Feriado municipal: Imagens: missa campal reúne fiéis junto ao monumento à Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira de Santiago


Comentários:


Voltar ao topo